AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE FUNCIONALIDADE EM PESSOAS COM SEQUELAS APÓS CHIKUNGUNYA EM UM MUNICÍPIO DO PIAUÍ
DOI:
https://doi.org/10.26694/jcshu-ufpi.v7i2.5029Palabras clave:
Vírus Chikungunya; Febre chikungunya; Artralgia; Funcionalidade; Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde.Resumen
Objetivo: Avaliar o nível de funcionalidade em pessoas com sequelas após sintomatologia de Chikungunya. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, realizado no período de junho a agosto de 2023, no município de Bocaina- PI. Foram aplicados três instrumentos de pesquisa: questionário de sintomatologia característica de Chikungunya elaborado pelos próprios pesquisadores, Nordic Questionnaire of Musculoskeletal Symptoms (NQMS) e WHO Disability Assessment Schedule (WHODAS 2.0). Os dados foram tabulados no Microsoft Excel com a análise estatística descritiva calculada por meio do GraphPad Prism 10. Utilizou-se o software IBM Statistical Package for the Social Sciences- SPSS para realizar o teste de Shapiro-Wilk e o Coeficiente de Spearman para correlacionar os domínios. Resultados: A amostra foi composta por 25 participantes, sendo 19 (76%) mulheres e 6 (24%) homens, com queixas dolorosas marcantes nas articulações dos tornozelos (80%) e das mãos (76%). As funções e estruturas do corpo foram caracterizadas na CIF, nas subdivisões das categorias b280, de s710 a s760 e no WHODAS 2.0 os domínios mobilidade e autocuidado apresentaram correlação moderada positiva de 0.622, com p = 0.001. Conclusão: Após análise, demonstrou-se que a infecção pelo vírus Chikungunya pode causar dores nas articulações, que podem se fazer presentes após 1 ano de infecção.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Jornal de Ciências da Saúde do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores mantém os direitos autorais e concedem ao JCS HU-UFPI o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attibution BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.