Tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) para a avaliação da proximidade entre terceiros molares inferiores e o canal mandibular – estudo de 177 casos
DOI:
https://doi.org/10.26694/jcshuufpi.v6i2.3985Palabras clave:
Terceiro molar, Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico, Canal MandibularResumen
Fundamento: A remoção cirúrgica de terceiros molares inferiores é o procedimento de cirurgia oral mais realizado na prática clínica. Em decorrência da proximidade anatômica entre estes elementos dentários e o canal mandibular, alterações neurossensoriais podem ocorrer, o que ratifica a importância de adequados diagnóstico e planejamento pré-operatórios. A Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico (TCFC) é o exame padrão-ouro para essa finalidade. Objetivo: Analisar a relação anatômica entre o canal mandibular e os terceiros molares mandibulares a partir da TCFC. Métodos: Estudo observacional e descritivo realizado por meio da avaliação de 177 exames da região mandibular (354 dentes) de uma clínica particular de odontologia da cidade de Teresina-Piauí. Estabeleceu-se a classificação em graus, com nível crescente de proximidade entre o dente e o canal mandibular, os quais foram comparados com as variáveis de gênero e lado. Resultados: o grau 01 apresentou-se mais prevalente no estudo. O grau 04, de maior risco cirúrgico, apresentou-se mais frequente no lado direito e no sexo feminino. Um número maior de pacientes apresentou o mesmo grau em ambos os lados. Conclusão: Não há relação significativa de proporcionalidade entre grau, gênero e lado. Portanto, cada caso deve ser avaliado meticulosamente visando o correto planejamento cirúrgico, assim como o esclarecimento dos riscos ao paciente.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Jornal de Ciências da Saúde do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores mantém os direitos autorais e concedem ao JCS HU-UFPI o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attibution BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.