Submissions

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Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, preferencialmente informar o DOI (Digital Object Identifier) ou os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Author Guidelines

Critérios de Autoria

As pessoas designadas como autores devem ter contribuído de forma substancial na elaboração do manuscrito. Neste sentido, o JCS HU-UFPI adota critérios de autoria conforme deliberação do Uniform Disclosure Form for Potential Conflicts of Interest (ICMJE), no que tange os seguintes critérios:
a) contribuições substanciais na concepção ou desenho do trabalho;

b) na coleta, análise e interpretação dos dados;

c) na redação do artigo ou na sua revisão crítica;

d) na aprovação final da versão a ser publicada.

O número máximo de autores é seis. Excepcionalmente, para estudos multicêntricos, será examinada a possibilidade de inclusão de mais autores, considerando a pertinência das justificativas.

Declaração de Responsabilidade (Clique Aqui)

Política contra Plágio e más-condutas em Pesquisa

Informamos que os artigos publicados por esta revista devem estar em conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), que visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos, indicamos:

1. Os autores devem visitar o website do COPE http://publicationethics.org, que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa;

2. Antes da submissão, os autores devem seguir os seguintes critérios:

  • artigos que contenham aquisição de dados ou análise e interpretação de dados de outras publicações devem referenciá-las de maneira explícita;
  • na redação de artigos que contenham uma revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores, estes deverão ser devidamente citados;
  • todos os autores devem atender os critérios de autoria inédita do artigo e nenhum dos pesquisadores envolvidos na pesquisa poderá ser omitido da lista de autores;
  • a aprovação final do artigo será feita pelos editores e corpo editorial.

3. Para responder aos critérios, serão realizados os seguintes procedimentos:

  • Os editores avaliarão os manuscritos pelo site DocxWeb logo após a submissão;
  • Com os resultados, os editores e corpo editorial decidirão se o manuscrito será enviado para revisão por pares que também realizarão avaliações;
  • Após o aceite e antes da publicação, os artigos poderão ser avaliados novamente.

Procedimentos para submissão

O autor correspondente deve ter toda a documentação necessária e seguir os seguintes passos:

- PASSO 1 (Início):

  • Escolha da seção apropriada para a submissão. Para mais informações, clique aqui;

  • Idioma da submissão (português ou inglês);

  • Comentários para o editor (Cover letter), deve-se apresentar uma carta ao Editor justificando o motivo pelo qual seu manuscrito deve ser publicado na JCS HU-UFPI, destacando qual a contribuição dos resultados apresentados para o avanço do conhecimento e seu encaminhamento para prática (OPCIONAL). 

- PASSO 2 (Transferência do manuscrito)

  • O manuscrito deverá ser apresentado conforme o modelo

- PASSO 3 (Inclusão dos metadados)

O preenchimento dos metadados é obrigatório, sem o completo preenchimento não será possível o manuscrito prosseguir para primeira etapa de avaliação. Deve-se preencher de forma correta todas as informações solicitadas:

  • Autor(es): Devem ser apresentados os nomes completos sem abreviações, e-mail, ORCiD,  URL do lattes, instituição/afiliação, país, resumo da biografia (maior titulação acadêmica e vínculo institucional);

  • Título: recomendável até 15 palavras e na língua do manuscrito (Não usar caixa alta);

  • Resumo: limitado de 100 a 250 palavras no idioma do manuscrito. Deve ser estruturado: Fundamento, Objetivo, Método, Resultados e  Conclusão. 

  • Descritores: devem ser de três a cinco descritores nos idiomas português, inglês. Os descritores em português devem ser extraídos dos Descritores em Ciências e Saúde (DECS), disponível no endereço: http://decs.bvs.br/e os descritores em inglês devem ser extraídos do MeSH Keywords, disponível no endereço: http://www.nlm.nih.gov/mesh/meshhome.html

  • Contribuidores e agências de fomento: é opcional a inclusão de agradecimento às  pessoas que contribuíram com o estudo, mas não são autores. Em caso de financiamento, os autores, devem citar a agência de fomento.

  • Referências: devem seguir o Estilo Vancouver, elaborado pelo International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas, disponível em CLIQUE AQUI.  

- PASSO 4 (Transferência de documentos suplementares)

  • Declaração de Responsabilidade e Cessão de Direitos Autorais (Clique Aqui) assinada por todos os autores e endereçada ao editor-chefe, para o e-mail biblioteca.hupi@ebserh.gov.br;
  • Pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil, conforme Resolução do CNS n°. 466/2012, devem apresentar a documentação comprobatória de aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa e/ou CONEP, quando necessário.

- PASSO 5 (Confirmação da submissão)

Nesta etapa o autor deverá revisar os documentos inseridos no sistema e, em seguida, finalizar a submissão.

Apresentação dos Manuscritos

O JCS HU-UFPI recomenda que os manuscritos sigam as orientações descritas detalhadamente a seguir:

Preparo dos manuscritos

O Comitê Internacional de Editores de Periódicos Médicos (International Committee of Medical Journal Editors - ICMJE) desenvolveu estas recomendações para revisar os padrões de boas práticas e de ética na condução da pesquisa e do relato de seus resultados, assim como de outros materiais publicados em periódicos médicos. Para saber mais CLIQUE AQUI.

Devem ser digitados usando processador Ms Word com a seguinte configuração de página: papel tamanho A4, margens 2,5cm, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço entrelinhas de 1,5 em todo o texto, com numeração das páginas no canto superior direito.

O manuscrito deve iniciar com o título (até 20 palavras, centralizado e não deve ser apresentado em caixa alta). Em seguida, o resumo (de 100 a 500 palavras, estruturado: Objetivo, Métodos, Resultados e Conclusão). Destaca-se que tanto título quanto resumo devem ser apresentados nos idiomas português, inglês.

Os descritores, devem figurar logo abaixo do resumo de três a cinco, antecedidas da expressão nos idiomas português (Descritores) e inglês (Descriptors), seguida de dois-pontos, separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto. Os descritores em português devem ser extraídos dos Descritores em Ciências e Saúde (DECS), disponível no endereço: http://decs.bvs.br/ e os descritores, em inglês, devem ser extraídos do MeSH Keywords, disponível no endereço: http://www.nlm.nih.gov/mesh/meshhome.html 

Os manuscritos deverão apresentar os seguintes itens de forma contínua: Introdução; Métodos; Resultados; Discussão; Conclusão; Referências. Com exceção, dos estudos de “Reflexão” e “Carta ao Editor”.

Na Introdução deve ser apresentada delimitação breve e clara do assunto, explicitação dos conceitos utilizados, justificativa do estudo, lacunas do conhecimento e finalizar com o objetivo. 

No Método apresentar descrição completa dos procedimentos metodológicos que permitiram viabilizar o alcance do objetivo. Devem ser apresentados: tipo de pesquisa, dados sobre o local onde foi realizada a pesquisa, população/amostra estudada, critérios de inclusão e/ou exclusão, instrumento de coleta de dados (com informações sobre validade e precisão), variáveis selecionadas, técnicas para coleta e análise de dados, incluindo os de natureza estatística e procedimentos éticos seguidos, devem informar o número do Parecer de aprovação ou autorização de órgão equivalente no país de origem da pesquisa.

Os Resultados devem ser limitados a descrever os achados encontrados, sem interpretações, comparações ou comentários pessoais. Para facilitar a compreensão, pode ser acompanhado por gráficos, tabelas, figuras, fotografias, etc. As Tabelas, Gráficos e Figuras, no máximo de cinco, obrigatoriamente, devem estar inseridas no corpo do texto do manuscrito, sempre em formato original. 

Discussão, separada dos resultados, deve se restringir aos dados obtidos (sem repetição dos resultados), destacando sua relação com a literatura nacional e internacional, enfatizar novos e importantes aspectos observados e discutir concordâncias e divergências com outras pesquisas já publicadas. Ao final apresentar limitações e contribuições do estudo.

Conclusão, deve ser escrita em frase clara, simples, direta e responder ao objetivo, fundamentada nos resultados e coerente com título e método. 

Para citações indiretas deve ser utilizado sistema numérico na identificação dos autores mencionados, de acordo com a ordem em que forem citados no texto, sem menção do nome dos autores. Os números que identificam os autores devem ser indicados sobrescritos e entre parênteses e após o ponto final. Se forem sequenciais, deverão ser indicados o primeiro e o último, separados por hífen (Ex.: (1-4)); quando intercalados, os números deverão ser separados por vírgula (Ex.:(1-2,4)).

As citações diretas devem ser apresentadas no corpo do texto entre aspas, indicando o número da referência e a página da citação, independentemente do número de linhas (Ex.:(1:30-31)).

Os depoimentos devem ser citados sem itálico, fonte 11, espaçamento simples, sem aspas, com recuo de 2cm, destacado do parágrafo do texto. Sua identificação deve ser codificada a critério do autor e entre parênteses no final de cada um. Supressões devem ser indicadas pelo uso de reticências entre colchetes.

As ilustrações compreendem tabelas, quadros, gráficos e figuras. O número de ilustrações deve ser de, no máximo, cinco por manuscrito. Todas devem ser inseridas no texto, numeradas consecutivamente com algarismos arábicos, na ordem em que forem citadas no texto, com suas respectivas legendas e fontes. A cada ilustração deve ser atribuído título, contendo local, sigla do estado, país e ano da coleta de dados. Deve-se usar letra minúscula, espaço simples e sem grifo. As ilustrações, quando não elaboradas pelos autores, devem indicar fonte de onde foram extraídas.

As referências deverão ser reunidas no final do trabalho, citadas somente as obras utilizadas no texto, em ordem numérica e ordenadas segundo a sequência de aparecimento (Estilo Vancouver). Obedecer os critérios do Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas ― Estilo Vancouver (http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html). As referências estão de acordo com as Recomendações do ICMJE quanto aos títulos dos periódicos que devem ser abreviados de acordo com NLM Catalog: Journals referenced in the NCBI Databases - U.S. National Library of Medicine (Catálogo dos principais Periódicos na área da saúde internacional), disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/nlmcatalog/journals ou de acordo com Portal de Revistas Científicas em Ciências da Saúde – BVS (Catálogo dos Periódicos nacionais e da América Latina e Caribe), disponível em: http://portal.revistas.bvs.br/. Recomenda-se que autores considerem as seguintes exigências:

  • Pelo menos 50% das referências devem ser preferencialmente produções publicadas nos últimos 5 anos e, destas, 30% nos últimos 2 anos. Sugere que, pelo menos, 30% das referências sejam de artigos de periódicos indexados em bases de dados internacionais;

  • Evitar citações de literatura cinzenta (documentos oficiais, teses, dissertações, livros, manuais, legislação, normas, revistas não científicas, etc.), exceto quando imprescindíveis;

  • O JCS HU-UFPI incentiva citação dos manuscritos com uso do DOI;

  • Para artigos ou textos publicados na Internet que não contenham o DOI, deve-se indicar endereço do URL completo e a data de acesso em que foi consultado;

  • Serão aceitas até 3 referências de preprint.

Os apêndices e anexos devem ser evitados.

 

Exemplos mais comuns de referências:

Artigos com o identificador DOI:

Zhang M, Holman CD, Price SD, Sanfilippo FM, Preen DB, Bulsara MK. Comorbidity and repeat admission to hospital for adverse drug reactions in older adults: retrospective cohort study. BMJ. 2009 Jan 7;33(8):27-42. DOI: 10.1136/bmj.2752

Artigos Eletrônicos

Silva Júnior FJG, Santos LCS, Moura PVS, Melo BMS, Monteiro CFS. Processo de morte e morrer: evidências da literatura científica de enfermagem. Rev bras enferm. [Internet]. 2011;64(6):1122-6. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000600020&lng=pt

Preprint

Santos-López M, Jaque-Ulloa D, Serrano-Aliste S. Métodos de Desinfección y Reutilización de Mascarillas con Filtro Respirador Durante la Pandemia de SARS-CoV-2. Int J Odontostomat. 2020;14(3):310-5. DOI: http://dx.doi.org/10.4067/S0718-381X2020000300310 

Instituição como autor

Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Guia Vigilância Epidemiológica. 7th ed. Brasília: Ministério da Saúde; 2009.

Livros 

Nunes BMVT, Santos AMR, organizadores. História da Associação Brasileira de Enfermagem seção Piauí: 50 anos de responsabilidade ético-social. Teresina (PI): ABEn; 2009.

Capítulo de livro

Moreira ICCC, Monteiro CFS, Magalhães RLB, Oliveira ADS, Melo BMS. O enfermeiro diante de situações de violência contra a mulher. In: Leite MMJ, coordenação-geral; Martini JG, Felli VEA, organizadores. Programa de Atualização em Enfermagem: saúde do adulto (PROENF). 1a ed. Associação Brasileira de Enfermagem - Porto Alegre (RS): Artmed/Panamericana; 2010. p. 87-105.

Carta ao Editor

Destinada a discutir artigos recentemente publicados pela revista, expressando concordância ou discordância sobre o assunto abordado, ou relatar pesquisas originais e achados científicos significativos. Limitada a duas páginas.

Original

Descreve pesquisa experimental ou investigação clínica (prospectiva ou retrospectiva, randomizada ou duplo cego). Deve ter: Título em português e inglês, Resumo em português e inglês estruturado em (Objetivo, Métodos, Resultados e Conclusão), Palavras-chave/Keywords, Introdução, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões e Referências.

Resultado de pesquisa de natureza empírica, experimental ou conceitual, com método rígido e claro, resultados inéditos, discussão aprofundada e interface com a literatura científica nacional e internacional, que agreguem valores à área da saúde. São também considerados originais as pesquisas qualitativas. Limitado a 15 laudas, incluindo resumo, tabelas, figuras e referências.

Revisão

Resultado de estudo de revisão integrativa, scoping review, sistemática com ou sem metanálise ou metassíntese. O método deve ter sido conduzido por meio análise crítica de resultados de estudos primários, quantitativos ou qualitativos. Sua estrutura deve conter: questão de pesquisa, critérios para inclusão e exclusão de estudos, amostragem/busca na literatura, informações extraídas dos estudos selecionados, avaliação da qualidade dos estudos primários, interpretação e apresentação da síntese do conhecimento. Limitado a 20 laudas, incluindo resumo, tabelas, figuras e referências.

Relato de Caso

Relatos inéditos, de descrição bem documentada, relacionados ao campo temático da revista. Os autores devem informar, na argumentação do texto, os aspectos relevantes e sua relação aos casos publicados anteriormente na literatura da área. Devem apresentar Introdução, Relato do caso, Discussão e Conclusão. Máximo de 4.000 palavras, excluindo resumo, referências. Máximo de 30 referências e de 5 tabelas e/ou figuras. Recomendamos consultar as orientações para relato de caso em https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/care/.

Relato de Experiência

Descrição de experiências relacionadas ao ensino, à extensão, à assistência ou à descrição de produtos de inovação tecnológica. Sua extensão é limitada a 12 laudas, incluindo resumo, tabelas, figuras e referências.

Anais de eventos ou Proceedings

documentos que compilam todo o conteúdo gerado, debatido, produzido e apresentado em um evento.

Reflexão

Discussão teórica e crítica sobre tema relevante para Enfermagem e áreas correlatas, possui caráter opinativo e reflexivo. Deve analisar pontos de vista teóricos e/ou práticos sobre o tema. Limitado a 12 laudas, incluindo resumo e referências.

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.