Perfil clínico-epidemiológico de pacientes internados em enfermaria de neurologia do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI)
PDF

Palavras-chave

Neurologia
Enfermaria
Perfil epidemiológico
Prevalência
Doença

Como Citar

Soares Marcelino, P. F., da Costa Monteiro, A. K. ., & Borges dos Santos, T. S. (2022). Perfil clínico-epidemiológico de pacientes internados em enfermaria de neurologia do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI). Jornal De Ciências Da Saúde Do Hospital Universitário Da Universidade Federal Do Piauí, 5(1), 23-32. https://doi.org/10.26694/jcshuufpi.v5i1.2201

Resumo

INTRODUÇÃO: A neurologia é uma especialidade médica que contempla o estudo das doenças do sistema nervoso, com fundamentos registrados desde o século XVII e crescimento exponencial até os dias atuais. As principais doenças neurológicas variam com o local de estudo e seu conhecimento é importante pela sua relevância global. OBJETIVO: Avaliar o perfil clínico e epidemiológico de pacientes neurológicos do HU-UFPI no período de 2018 a 2020. MÉTODOS: Este é um estudo observacional transversal, descritivo e retrospectivo. Foi realizado a partir de dados de prontuários de pacientes internados no HU-UFPI, no período de janeiro de 2018 a dezembro de 2020, após aprovação em Comitê de Ética e Pesquisa da mesma instituição. RESULTADOS: Foram analisados 248 prontuários, com 73 admissões em 2018, 97 em 2019 e 78 em 2020. A idade média foi 47,1 anos, tempo médio de internação 15,9 dias, com pacientes provenientes predominantemente de Teresina. As principais comorbidades foram Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus. Os motivos mais frequentes de internações foram por doenças inflamatórias (42,3%), sendo a Síndrome de Guillain-Barré a principal correspondendo a 26,7% destes casos. As doenças cerebrovasculares foram responsáveis por 29% das internações durante o período do estudo, representadas predominantemente por admissões eletivas para procedimentos diagnósticos (51%). A maioria dos pacientes obteve alta hospitalar, mas apenas cerca de 47,5% destes seguiram com acompanhamento ambulatorial na instituição de estudo. CONCLUSÃO: O perfil das principais doenças internadas no HU-UFPI são neuroimunológicas e com parcial acompanhamento após a alta institucional. Maior atenção necessita ser direcionada a outras condições globalmente prevalentes, como o Acidente Vascular Cerebral.

https://doi.org/10.26694/jcshuufpi.v5i1.2201
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Jornal de Ciências da Saúde do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí