NEM MESTRE, NEM APRENDIZ... DASEIN-APRENDIZ

PENSAR O CURRÍCULO ENQUANTO LUGARIDADE

Autores

  • Larissa Alves de Oliveira Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Felipe Costa Aguiar Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Jeani Delgado Paschoal Moura Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.26694/cadpetfilo.v15i29.5656

Palavras-chave:

Martin Heidegger, Fenomenologia, Docência, Currículo, Experiência

Resumo

Os livros, preleções e conferências de Martin Heidegger contribuíram com diversas áreas do conhecimento, incluindo  a Educação. Embora Heidegger não tenha uma preocupação primordial com as questões  educacionais, suas  considerações filosóficas  ajudam a pensar a experiência educativa. Neste artigo, buscamos estudar o currículo como lugaridade, por meio da compreensão fenomenológica do Dasein-aprendiz como um modo de habitar a escola.  Este esforço busca integrar elementos da fenomenologia heideggeriana ao debate sobre currículo, sob uma perspectiva da geografia fenomenológica.

Referências

AGUIAR, Felipe Costa; PACHECO JUNIOR, Nelson Cortes. Da nascente à foz: contribuições da fenomenologia heideggeriana à geografia fenomenológica. Phenomenology, Humanities and Sciences, v. 3, n. 2, p. 96-104, 2022.

AOKI, Ted. Teaching as indwelling between two curriculum worlds. Curriculum in a new key: The collected works of Ted T. Aoki, p. 159-165, 2005.

AOKI, Ted T. Curriculum implementation as instrumental action and as situational praxis. Curriculum in a new key: The collected works of Ted T. Aoki, p. 111-123, 2005.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Apresentação do livro Um enfoque fenomenológico do currículo: educação como poíesis, de Joel Martins e Vitória Helena Cunha Espósito, 13-18. São Paulo: Cortez, 1992.

CRITELLI, Dulce Mara. Para recuperar a educação (uma aproximação à ontologia heideggeriana). In: CRITELLI, Dulce Mara; SPANOUDIS, Solon (Org.). Todos nós... ninguém: um enfoque fenomenológico do social. São Paulo: Moraes, p. 59-72, 1981a.

CRITELLI, Dulce Mara. Educação e dominação cultural: tentativa de reflexão ontológica. São Paulo: Cortez, 1981b.

CRITELLI, Dulce Mara. Fenomenologia e Educação. Revista Portuguesa de Filosofia, p. 666-674, 1982.

DARDEL, E. O homem e a terra: natureza da realidade geográfica. Trad. Werther Holzer. São Paulo: Perspectiva, 2011.

DAL GALLO, Priscila M.; MARANDOLA JR., Eduardo. O conceito fundamental de mundo na construção de uma ontologia da geografia. GEOUSP: espaço e tempo, v. 19, p. 551-563, 2015a.

DAL GALLO, Priscila M.; MARANDOLA Jr., Eduardo. O pensamento heideggeriano na obra de Eric Dardel: a construção de uma ontologia da geografia como ciência existencial. Revista da ANPEGE, v. 11, p. 173-200, 2015b.

DAL GALLO, Priscila M.; ARIAS, Diana Alexandra Bernal; MARANDOLA Jr., Eduardo. A ciência em uma perspectiva heideggeriana: caminhos do pensar geográfico fenomenológico. Em: 14 Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia – SNHCT (pp. 1-16). Belo Horizonte: UFMG, 2014.

ESPÓSITO, Vitória Helena Cunha. Prefácio do livro Um enfoque fenomenológico do currículo: educação como poíesis, de Joel Martins e Vitória Helena Cunha Espósito, 11-12. São Paulo: Cortez, 1992.

ESPÓSITO, Vitória Helena Cunha. A escola: um enfoque fenomenológico. São Paulo: Editora Escuta; 1993.

HEIDEGGER, Martin. Introdução a metafísica. Trad. de Emmanuel Carneiro Leão. 4a. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro. 1999.

HEIDEGGER, Martin. Construir, habitar, pensar. In: HEIDEGGER, Martin. Ensaios e conferências. (Trad. Emmanuel Carneiro Leão, Gilvan Fogel, Marcia Sá Cavalcante Chuback) Petrópolis: Vozes, 2001. p.125-142.

HEIDEGGER, Martin. A caminho da linguagem. Trad. Márcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis: Vozes, 2004.

HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Trad. Fausto Castilho. Campinas: Editora da Unicamp; Petrópolis: Editora Vozes, 2012.

HOLZER, Werther. Sobre territórios e lugaridades. Cidades, v.10, n.17, p.18-29, 2013.

KAHLMEYER-MERTENS, Roberto Saraiva. Heidegger educador: acerca do aprender e do ensinar. APRENDER-Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, n. 4, 2005.

KAHLMEYER-MERTENS, Roberto Saraiva. Heidegger & a educação. Autêntica, 2013.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr 2002 nº19.

LEFF, Enrique. Saber Ambiental: Sustentabilidade, Racionalidade, Complexidade, Poder. 10. ed. Trad. de Lúcia Mathilde Endlich Orth. Petrópolis: Vozes, 2013.

MARTINS, Joel; ESPÓSITO, Vitória Helena Cunha. Um enfoque fenomenológico do currículo: educação como poíesis. São Paulo: Cortez, 1992.

MARANDOLA JR, Eduardo. O lugar enquanto circunstancialidade. In: MARANDOLA JR., Eduardo; HOLZER, Werther; OLIVEIRA, Lívia (Org.). Qual o espaço do lugar: Geografia, Epistemologia, Fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, 2012a, p. 227-248.

MARANDOLA JR., Eduardo. Heidegger e o pensamento fenomenológico em Geografia: sobre os modos geográficos de existência. Geografia (Rio Claro), v. 37, p. 81-94, 2012b.

MARANDOLA JR., Eduardo. Fenomenologia e pós-fenomenologia: alternâncias e projeções do fazer geográfico humanista na geografia contemporânea. Geograficidade, v. 3, n. 2, 49-64, 2013.

MARANDOLA JR, Eduardo. Na fissura do presente. Geograficidade, v. 10, n. Especial, p. 48-72, 2020a.

MARANDOLA JR., Eduardo. Lugar e lugaridade. Mercator (Fortaleza), v. 19, p. 1-12, 2020b.

MARANDOLA JR., Eduardo. Fenomenologia como abertura para a interdisciplinaridade. Revista NUFEN, v. 12, p. 1-25, 2020c.

MARANDOLA JR, Eduardo. Fenomenologia do ser-situado: crônicas de um verão tropicalurbano. São Paulo: Editora Unesp, 2021.

MARTINS, Joel. A ontologia de Heidegger. In: MARTINS, Joel; BICUDO, Maria Aparecida Viggiani (Org.). Estudos sobre existencialismo, fenomenologia e educação. São Paulo: Editora Moraes, 1983, p. 33-44.

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu da. Sociologia e teoria crítica do currículo: uma introdução. In: MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 2002, p. 7-38.

NASCIMENTO, Crisóstomo Lima. Cuidado e Educação: uma abordagem fenomenológico-hermenêutica a partir de Martin Heidegger. 2010. Tese ( Doutorado em Educação), Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

NASCIMENTO, Crisóstomo Lima. O cuidado na educação numa perspectiva fenomenológica. Dialogia, p. 85-101, 2013.

NASCIMENTO, Crisóstomo Lima. Fenomenologia e educação: reflexões hermenêuticas sobre o cuidado nas práticas educacionais. Revista de Psicologia da UFC, v. 10, p. 54-65, 2019a.

NASCIMENTO, Crisóstomo Lima. Cuidado e educação: uma abordagem fenomenológico-hermenêutica.. Rio de Janeiro: Via Veritas, vol. 1, 2019b.

OLIVEIRA, Larissa Alves de. Deixar Aprender: O ensino de geografia como educação geográfica existencial. 2017. 71 folhas. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2017.

OLIVEIRA, Larissa Alves de. Escola como ponta de lança: experiências geográficas e modos-de-ser Dasein-aprendiz.Tese (Doutorado em Geografia). Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2022.

OLIVEIRA, Larissa Alves de. MOURA, Jeani Delgado Paschoal. Ser-no-mundo no ensinar e aprender geografia: possibilidades para uma educação geográfica humanista e existencial. Geograficidade, 11 (2), 24-36, 2022.

OLIVEIRA, Larissa Alves de. MOURA, Jeani Delgado Paschoal.; MARANDOLA JR., Eduardo. Experiência hermenêutica e modos-de-ser na escola. In: BATISTA, Gustavo Silvano; MARANDOLA JR. Eduardo; NASCIMENTO, Claudio Reichert do.; PIMENTA, Alessandro Rodrigues (Org.). Educar-se como práxis: contribuições hermenêuticas para a educação. Teresina: EDUFPI, 2023, v. , p. 147-168.

SEAMON, David. Lugarização vivida e a localidade do ser: um retorno à geografia humanística? Revista Nufen: Phenomenology and Interdisciplinarity. Belém, 9(2), 147- 168, mai. - ago., 2017.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Trad. Lívia de Oliveira. São Paulo: DIFEL, 1983.

Downloads

Publicado

2024-07-20

Como Citar

Alves de Oliveira, L., Costa Aguiar, F., & Delgado Paschoal Moura, J. (2024). NEM MESTRE, NEM APRENDIZ. DASEIN-APRENDIZ: PENSAR O CURRÍCULO ENQUANTO LUGARIDADE. Cadernos Do PET Filosofia, 15(29), 120–138. https://doi.org/10.26694/cadpetfilo.v15i29.5656

Edição

Seção

DOSSIÊ REVERBERAÇÕES HEIDEGGERIANAS: (DES)CAMINHOS DO SENTIDO DE SER

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)