A FALA E A ESCUTA ENTRE QUATRO PAREDES:
NA CLÍNICA, AS PAREDE FALAM
DOI:
https://doi.org/10.26694/cadpetfilo.v13i26.3856Palavras-chave:
discurso, analisando, analista, escuta, psicanaliseResumo
Encontramos linguagens e códigos de todos os tipos e em todas as esferas na natureza. No entanto, quando chegamos no homem vemos esses códigos aplicados não como algo mecânico, como é notado na natureza, mas como articulações para o social. A partir disso, é apresentado à psicanálise, que tem como sua coluna vertebral a escuta que é voltada para a natureza discursiva do homem. Iremos explorar neste artigo qual seria a escuta servida para o discurso na clínica, pois não é colocado uma regra no discurso do analisando, este é livre para dizer o que quer dizer e como ele entender, sendo que tal liberdade é evitada nas relações sociais, pois ele (o analisando) não a exerce por ter consciência das leis sociais que são, desde sua infância, aglutinadas a ele, as quais, seu cumprimento é cobrado.Para se ter esse ouvir a psicanálise trabalha para tornar os ouvidos do analista um órgão apropriadamente de escuta e compreensão, pois a fala do analista vem dessa escuta do discurso que não é seu durante aquele tempo, mas que vem a ser depois de completo para ser matéria de análise.
Referências
Casa do Saber. COMO APRENDER A ESCUTAR O OUTRO? | CHRISTIAN DUNKER. YouTube, 4 de julho de 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Zo-jk4kVtE8. Acesso em: 26 de setembro de 2022.
Egolab. Clube do Livro Egolab - Análise da Obra a Paciente Silenciosa. YouTube, 31 de julho de 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=h3f2i2oGQC4. Acesso em: 21 de abril de 2022.
Egolab. Webinário Clube do Livro - Conversando sobre Psicossomática. YouTube, 29 de junho de 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=VhQkDoOtaNQ. Acesso em: 12 de maio de 2022.
JORGE, Marco Antonio Coutinho. Fundamentos da psicanálise de Freud à Lacan - vol. 1: As bases conceituais. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.
LACAN, Jacques. O Seminário, livro 19: ...ou pior. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
MICHAELIDES, Alex. A paciente silenciosa. Rio de Janeiro: Record, 2019.
ONFRAY, Michel. A potência de existir: manifesto hedonista. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
PLATÃO. A República, São Paulo: La fonte, 2017.
Psicanálise na Rua. AULA 03 Psicanálise Clínica Política - A dinâmica da Transferência. YouTube, 13 de outubro de 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Tf9njDnxpo4&list=LL&index=163. Acesso em: 7 de agosto de 2022.