A UTILIDADE DO INÚTIL - UM MANIFESTO

Autores

  • Vinícius Carvalho da Silva UERJ

DOI:

https://doi.org/10.26694/pet.v9i17.1985

Resumo

Em A utilidade do inútil do filósofo italiano Nuccio Ordine retoma um tema tradicional e inesgotável: o valor da educação e sua relação com a cultura. Ordine identifica que vivemos uma profunda crise cultural, que assola a Escola e a Universidade. Ambas padecem diante do avanço de uma mentalidade utilitarista, praticista e produtivista, motivada pela lógica implacável do lucro. Tais espaços, que deveriam ser de formação intelectual e humanística, se convertem em empresas capitalistas em formar não cidadãos críticos e livres pensadores, mas mão de obra especializada para o mercado de trabalho e consumo.

Biografia do Autor

Vinícius Carvalho da Silva, UERJ

Professor de Filosofia na Universidade Federal do Tocantins. Doutor em Filosofia da Ciência e Teoria do Conhecimento pela UERJ. Pós-doc em andamento pelo IMS-UERJ sob supervisão do Prof. Dr. André de Oliveira Mendonça, ao qual tal resenha é dedicada. Companheiro na luta contra as mazelas do utilitarismo.

Downloads

Publicado

2018-12-15

Como Citar

Carvalho da Silva, V. . (2018). A UTILIDADE DO INÚTIL - UM MANIFESTO . Cadernos Do PET Filosofia, 9(17), 100–102. https://doi.org/10.26694/pet.v9i17.1985

Edição

Seção

RESENHAS