A RELAÇÃO ENTRE CORPO E ALMA NO GÓRGIAS EM PLATÃO

Conteúdo do artigo principal

Nerivan Pereira de Oliveira Júnior

Resumo

A pesquisa teve como objetivo explicitar duas importantes obras de Platão, Fédon e Górgias, no primeiro Platão buscará distinguir a natureza do corpo e da alma, sendo que o corpo pertence à natureza sensível estando sujeito a mudanças e sendo f onte das paixões e apetites do homem. Enquanto que a alma pertence à natureza do mundo inteligível, sendo imutável e onde o logos reside e se pode conhecer as coisas em si, ou seja, as essências das coisas. Platão também se preocupará em evidenciar a questão epistemológica, ou seja, como conhecemos as coisas e relacionando a participação da alma e do corpo nesse processo.

Detalhes do artigo

Como Citar
Oliveira Júnior, N. P. de . (2020). A RELAÇÃO ENTRE CORPO E ALMA NO GÓRGIAS EM PLATÃO. Cadernos Do PET Filosofia, 10(20), 30-35. https://doi.org/10.26694/pet.v10i20.1958
Seção
ARTIGOS
Biografia do Autor

Nerivan Pereira de Oliveira Júnior, UFPI

Graduando em Filosofia (membro do grupo PET Filosofia da UFPI).

Referências

FEITOSA, Zoraida M. L; A Questão da Unidade e do Ensino das Virtudes em Platão, Tese (Doutora em Filosofia) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia Antiga, Universidade de São Paulo. São Paulo. 2006.

FERRO, Mário; TAVARES, Manuel; Análise das obras Górgias e Fédon de Platão, Lisboa. Editorial Presença. 1995.

PLATÃO, A República, 7. ed. Tradução: Maria Helena da Rocha Pereira. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1993.

PLATÃO, Fédon, Col. Os Pensadores. São Paulo. Nova Cultural Ltda, 1999.

PLATÃO, Górgias, Diálogos II. Tradutor: Edson Bini. São Paulo. Edipro, 2007.

REALE, Giovanni, Corpo, Alma e Saúde: o conceito de homem de Homero a Platão. Tradução: Marcelo Perine. São Paulo. Editora: Paulus, 2002.