NÓTULAS PREAMBULARES SOBRE A DEMOCRACIA EXPERIMENTALISTA DE MANGABEIRA UNGER

Conteúdo do artigo principal

Welllisson Marcos de Sousa Soares

Resumo

Em nótulas preambulares, o presente artigo, cujo o problema central é uma análise sobre a concepção de democracia de Mangabeira Unger, será apresentada em três partes. Num primeiro momento, como uma tentativa de mostrar um mapeamento acerca da concepção teórico-prático no que diz respeito à democracia radical e propositiva, que posteriormente se entendera como experimentalismo democrático. No segundo momento, há, de forma pormenorizada, o bojo do pensamento ungeriano que se reflete e se estende em diversas áreas, como na filosofia política e direito. Porém, a direção e tentativa é tentar trazer um enfoque maior no que diz respeito ao experimentalismo democrático com ecos na sua “teoria social construtiva”, em seu estuário na filosofia política. É nesses soslaios que o pensamento de Mangabeira Unger se debruça com a análise do processo através do qual ele tenta desdobrar a dimensão explicativa de suas obras. E, por último, visa de forma imanente, discutir a imaginação institucional e de proposições programáticas e criação de futuros alternativos, reimaginando os arranjos institucionais, nas quais estas por sua vez vestem uma camisa de força entendida como fetichismo institucional e estrutural, vítima do pensamento preconceituoso oitocentista e novecentista.  

Detalhes do artigo

Como Citar
Sousa Soares, W. M. de . (2021). NÓTULAS PREAMBULARES SOBRE A DEMOCRACIA EXPERIMENTALISTA DE MANGABEIRA UNGER. Cadernos Do PET Filosofia, 12(23), 52-70. https://doi.org/10.26694/pet.v12i23.1919
Seção
DOSSIÊ
Biografia do Autor

Welllisson Marcos de Sousa Soares, UFPI

Estudante da Universidade Federal do Piauí - UFPI, pelo Programa de Pós-graduação em Filosofia – PPGFIL e, possui graduação em Filosofia também pela Universidade Federal do Piauí – UFPI.

Referências

AMATO, Lucas Fucci. Justiça social e instituições: a visão de Unger comparada ao liberalismo igualitário e à teoria crítica. Revista Estudos Políticos: a publicação eletrônica semestral do Laboratório de Estudos Hum(e)anos (UFF). Rio de Janeiro, Vol. 8 | N. 2, pp. 90-114, Dezembro 2017. Disponível em: http://revistaestudospoliticos.com/.

ARAÚJO, Tiago Medeiros. As raízes filosóficas da democracia: o lugar de Unger na filosofia política contemporânea. TEIXEIRA, Carlos Sávio G. (org.). Rebeldia Imaginada: instituições e alternativas no pensamento de Roberto Mangabeira Unger. São Paulo: Autonomia literária, 2019.

BIASOLI, Felipe Iraldo de Oliveira. Políticas públicas no século XXI: contrastes entre a ciência política convencional e o experimentalismo institucional de Unger. TEIXEIRA, Carlos Sávio G. (org.). Rebeldia Imaginada: instituições e alternativas no pensamento de Roberto Mangabeira Unger. São Paulo: Autonomia literária, 2019.

RORTY, Richard. Pragmatismo e Política. Trad. Paulo Ghiraldelli Jr. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

______. Philosophy and Social Hope. London: Penguin Books, 1999.

______. Unger, Castoriadis e o romance de um future nacional. In: RORTY. Ensaios sobre Heidegger e outros. Tradução Marcos Antonio Casanova. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1997.

TEIXEIRA, Carlos Sávio Gomes. A Esquerda experimentalista: análise da teoria política de Unger. 2009. Tese (Doutorado em Ciência Política) — Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8131/tde- 07122009-144805/>. Acesso em: 2016-03-22.

UNGER. Necessidades falsas. São Paulo: Boitempo, 2005.

______. O direito e o futuro da democracia. São Paulo: Boitempo, 2004.

______. Conhecimento e política. Rio de Janeiro: Forense, 1978.

______. Democracia Realizada. A Alternativa Progressista. São Paulo, Boitempo, 1999.

______. Política: Os Textos Centrais. São Paulo, Boitempo, 2001.

______. The Self Awakened: Pragmatism Unbound. Cambridge, Harvard University Press, 2007. 42

______. A Constituição do Experimentalismo Democrático, Revista de Direito Administrativo, No. 257, 2011.

______. O Que a Esquerda Deve Propor. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2008

______. Economia do Conhecimento. São Paulo, Autonomia Literária, 2018.

______. False necessity: anti-necessitarian social theory in the service of radical democracy. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.