(RE)MEMORAR
A MEMÓRIA COMO ATO POLÍTICO NOS ESPAÇOS PÚBLICOS
DOI:
https://doi.org/10.26694/pet.v12i24.1607Palavras-chave:
Instituição escolar; memória; narrativa.Resumo
A memória é um exercício utilizado desde a Antiguidade Clássica. Trata-se de recordar de fatos que já aconteceram e permaneceram no imaginário individual ou coletivo. Na Grécia antiga, o espaço público era o local escolhido para debater ideias e contar os feitos dos cidadãos. Atualmente, percebe-se que os espaços públicos estão cada vez menos ocupados e que a memória tem sido resumida a “história oficial”. A partir de tais observações, o presente trabalho tem por objetivo tecer reflexões sobre a memória nos espaços públicos, a fim de possibilitar a construção de sujeitos da memória, além de problematizar o exercício da memória em um espaço público específico que é a instituição escolar. O aporte teórico deste estudo está fundamentado em Arendt (2016), Sarlo (2012) e Ricoeur (2007).