SOBRE A EDUCAÇÃO DO FILÓSOFO-REI E O ARGUMENTO CENTRAL DA REPÚBLICA DE PLATÃO

Auteurs

  • Henrique Gonçalves de Paula USP

DOI :

https://doi.org/10.26694/pensando.v6i12.3368

Mots-clés :

Platão, República, Educação, Forma do Bem, Filósofo-rei

Résumé

Neste artigo pretendemos demonstrar como o argumento central da República de Platão que institui o filósofo como o indivíduo virtuoso por excelência e chefe político da cidade justa pode ser lido de modo a evitar a crítica de recentes estudiosos da obra que pretendem que a caracterização geral da educação filosófica descrita no plano pedagógico da República é incapaz de fornecer ao filósofo o elemento indispensável ao seu alto posto moral e político: a sabedoria prática para dirigir sua vida moral íntima e governar a cidade justa. Tal questão será resolvida dentro da problemática em que se insere através de uma correta interpretação sobre o que significa o conhecimento da Forma do Bem à filosofia platônica bem como de uma correta compreensão da concepção de educação que norteia Platão em sua obra. 

Références

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Publiée

2016-04-25

Comment citer

GONÇALVES DE PAULA, Henrique. SOBRE A EDUCAÇÃO DO FILÓSOFO-REI E O ARGUMENTO CENTRAL DA REPÚBLICA DE PLATÃO . PENSANDO - REVUE DE PHILOSOPHIE, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 136–155, 2016. DOI: 10.26694/pensando.v6i12.3368. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3298. Acesso em: 27 déc. 2024.

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