Sobre la revista

FOCO E ESCOPO
A revista objetiva ser um espaço editorial de rigorosa discussão filosófica aberto à participação de pesquisadores das mais diferentes regiões do país e do mundo, sem qualquer restrição de ordem temática e teórica. Buscamos ainda disponibilizar a tradução de artigos filosóficos ligados às necessidades da graduação e pós-graduação em filosofia no país, bem como a publicização de filósofos que não são contemplados editorialmente no Brasil. Queremos também, por fim, ser um espaço para a discussão sobre o ensino de filosofia em seus diferentes graus de ensino, visando sua melhoria através da discussão crítica de alternativas acadêmicas relacionadas ao tema. Publicamos artigos em português, inglês, francês, espanhol e italiano.
 
PROCESSO DE AVALIAÇÃO POR PARES
Cada artigo submetido será avaliado por pelo menos um referee e, em caso de parecer não conclusivo, será avaliado por um segundo referee; em caso de discordância nos pareceres de ambos, será enviado para um terceiro referee emitir novo parecer. Os artigos serão avaliados sem identificação do(a) autor(a), no sistema blind referee.

O(s) autor(es)(as) deverão ser portadores(as) de título de doutorado, preferencialmente em filosofia; artigos de doutorandos em filosofia poderão vir a ser aceitos desde que em co-autoria com o(a) orientador(a)/co-orientador(a) da tese ou com docente de programa de pós-graduação stricto sensu em filosofia. Os trabalhos de doutorando(a)s sem co-autoria com doutores que foram ou ainda serão publicados são aqueles que foram aprovados antes da modificação de nossa política de avaliação.

O tempo padrão de conclusão de uma avaliação é de pelo menos 120 (cento e vinte) dias, dado que todo o trabalho dos avaliadores(as) é gratuito, sem remuneração, e, portanto, depende da disponibilidade destes. Entretanto, esse prazo pode ser estendido por força das circunstâncias de cada trabalho submetido e da temática abordada.

As publicações de trabalhos de pesquisadores oriundos da UFPI estará restrita ano máximo 20% dos artigos de cada número da revista; e estes mesmos pesquisadores só poderão publicar novo artigo na Pensando decorridos 18 (dezoito) meses do último trabalho publicado na revista. Essa restrição não se aplica a resenhas e notas bibliográficas.

No caso de publicação de trabalhos de pesquisadores externos à UFPI, um mesmo autor(a) só terá novo trabalho publicado na revista após 1 (um) ano em relação ao número de sua última publicação. Essa restrição não se aplica a resenhas e notas bibliográficas.

Os artigos não podem conter plágio ou autoplágio. Em caso de detecção de ocorrência antes da publicação, a submissão será rejeitada automativamente; e caso haja denúncia de detecção de plágio ou autoplágio após publicação, o trabalho será imediatamente retirado do site e não mais disponibilizado para o público leitor.
 
PERIODICIDADE
A revista Pensando é uma publicação eletrônica com periodicidade quadrimestral, com acesso livre. Cada volume da revista corresponde a, pelo menos, três números por ano.
 
POLÍTICA DE ACESSO LIVRE
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico e filosófico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Todo o conteúdo da revista segue a licença Creative Commons 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/).
 
Taxas para submissão e publicação de textos (APC)

Esta revista não cobra taxas (APCs) de submissão e tampouco para edição e publicação dos artigos.

Política de direitos autorais

Esta revista permite que os autores mantenham seus direitos autorais sem restrições nos artigos e demais trabalhos publicados, desde que remetam à publicação original.
 
Política de auto-arquivo

O BOCEHM permite o auto-arquivo em sites pessoais, repositórios institucionais, repositórios temáticos, etc. O auto-arquivo ou depósito dos trabalhos pode ser feito no momento da publicação dos artigos. A versão do publicado que pode ser usada para este depósito é a pós-impressão (versão editorial).

A revista adota o sistema de arquivo LOCKSS.

Política de ética e boas práticas na publicação

Esta revista tem compromisso firmado com a ética na publicação e segue o orientado pelo Código de Conduta e Normas de Boas Práticas para Editores de Periódicos do Committee on Publication Ethics (COPE).

DEVERES DE AUTORES
  • Estabelecer consenso entre todos/as os/as coautores/as acerca da versão final do artigo submetido para avaliação; Nomear como autores exclusivamente a quem contribuiu de forma significativa para a concepção do projeto, da execução da interpretação dos e da redação do texto;
  • Não submeter o mesmo artigo simultaneamente a mais de um periódico;
  • Não fazer uso de dados forjados ou falsificados e declarações fraudulentas ou intencionalmente imprecisas, pois isso levará a Editoria a agir de acordo com os fluxogramas COPE.
  • Não fazer uso de ideias ou trabalho de outras pessoas sem lhes dar o devido crédito, sentença(s) de manuscrito de outra pessoa, ou mesmo de autoria própria, sem citação adequada. A Editoria da Revista Pensando utiliza ferramentas informatizadas para detecção de plágios e suspeitas de má conduta serão tratadas de acordo com os fluxogramas COPE.
  • Não ser redundantes nas publicações. Os revisores estão atentos à publicação do chamado "fatiamento salame" de publicações.
  • No caso de pesquisa com participantes humanos se faz necessário apresentar Protocolo de Aprovação de Comitê de Ética em Pesquisa.
  • Além disso, deve ser fornecida uma declaração escrita em papel timbrado da instituição (declarações separadas para autores de diferentes instituições) e assinada por todos os autores, afirmando que cada participante e/ou seus responsáveis legais foram informados sobre os objetivos, métodos, possíveis riscos e os benefícios previstos pelo estudo e sua publicação, bem como foi dado consentimento por escrito e assinado pelos participantes.
DEVERES DE AVALIADORES
  • Informar imediatamente a Editoria Revista Pensando caso não se sintam qualificados para analisar a investigação descrita no artigo ou saibam que suas avaliações não poderão cumprir os prazos definidos, para que seja possível contatar avaliadores alternativos.
  • Não avaliar artigos em que tenham conflitos de interesse.
  • Emitir pareceres objetivos e construtivos, com considerações claras e cortês, com base em argumentos que possam sustenta-las, de modo sirvam aos autores para melhorarem seus artigos.
  • Avaliar os artigos unicamente com base no conteúdo destes e independentemente de quaisquer outros fatores, sem distinção de raça, idade, gênero, origem étnica, orientação sexual, deficiência, crença religiosa, nacionalidade, classe social dos/as autores/as.
  • Tratar todos os artigos recebidos no âmbito da arbitragem científica por pares como documentos confidenciais e manter em sigilo toda e qualquer informação privilegiada ou ideias obtidas através da arbitragem científica por pares, nunca as usando para proveito pessoal.
  • Informar imediatamente à Editoria da Revista Pensando caso detectem qualquer violação de ética.
DEVERES DE EDITORES
  • Assegurar que o processo de arbitragem científica dos manuscritos submetidos à Revista Pensando seja anônimo, ocorra por pares duplo cego, justo e imparcial e que toda a informação relacionada a eles permaneça confidencial.
  • Garantir que todos os manuscritos sejam avaliados por dois pareceristas anônimos, doutores e com competência na área de pesquisa do trabalho, e livres de conflitos de interesses.
  • Orientar aos pareceristas que estejam atentos a questões éticas e possíveis incoerências teóricas e metodológicas.
  • Obter prova escrita de que toda a pesquisa foi aprovada por Comitê de Ética em Pesquisa e declarações assinadas por todos os autores de que obtiveram o consentimento dos participantes.
  • Fazer uso de ferramentas e métodos para detecção de texto plagiado quando suspeitas são levantadas.
  • Garantir que a aceitação ou rejeição de um manuscrito para publicação baseie-se apenas na importância, originalidade, clareza, validade e relevância para o escopo da Revista Pensando.
  • Oferecer garantias de mecanismos de apelação de autores contra decisões editoriais.
  • Monitorar o desempenho dos revisores e tomar medidas para garantir que seja adequado, bem como que o corpo de revisores expresse a qualidade da Revista Pensando.
  • Convidar revisores conforme necessário, recorrendo a uma ampla gama de fontes para identificar revisores potenciais.
  • Em caso de suspeita ou alegação de falha de conduta, tanto com relação a trabalhos publicados quanto a ainda em avaliação, agir de acordo com os fluxogramas COPE.
  • Responsabilizar-se por tudo que é publicado na Revista Pensando e defender a liberdade de expressão e a valorização de princípios democráticos.