O DESVELAMENTO DA VERDADE: HEIDEGGER E A ONTOLOGIA DA OBRA DE ARTE

Authors

  • Solange Aparecida de Campos Costa UESPI

DOI:

https://doi.org/10.26694/pensando.v7i13.4585

Keywords:

Heidegger, verdade, ontologia, obra de arte, acontecimento apropriador

Abstract

Este trabalho examina o texto heideggeriano A origem da obra de arte para sustentar a noção da verdade como desvelamento. A investigação segue o fio condutor da ontologia da obra de arte, enquanto encaminha o pensar para a busca do lugar e da importância da arte, que se revela originariamente como habitação poética do próprio homem. O desenvolvimento do trabalho se concentra, principalmente, em três pontos: analisa a diferença da ontologia heideggeriana em relação à estética tradicional; entende o círculo hermenêutico como o modo mais apropriado de pensar a arte e discute as definições de coisa que conduzem a um novo horizonte para abordar a arte a partir do pensamento apropriador. A investigação assegura como resultado a concepção de que o homem está lançado no processo de desvelamento da verdade que, pela ontologia, via obra de arte lhe garante um acesso privilegiado ao ser.

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Published

2016-11-11

How to Cite

CAMPOS COSTA, Solange Aparecida de. O DESVELAMENTO DA VERDADE: HEIDEGGER E A ONTOLOGIA DA OBRA DE ARTE. PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA, [S. l.], v. 7, n. 13, p. 193–219, 2016. DOI: 10.26694/pensando.v7i13.4585. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3330. Acesso em: 22 jul. 2024.

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