Antônio Paim e a filosofia culturalista
DOI:
https://doi.org/10.26694/pensando.vol15i35.5419Palavras-chave:
Filosofia, Perspectivas, Metodologia, Ética, CulturaResumo
Queremos começar destacando o trabalho de Antônio Paim como professor e orientador, em razão da sua sensibilidade, humanidade e rara capacidade de tirar dos estudantes o melhor. Quanto ao objeto de suas investigações constatamos muitos temas de interesse. Na Filosofia, destacou-se como historiador das ideias, além de revisar as teses da primeira geração de culturalistas brasileiros e sistematizar uma ontologia culturalista. Nesse processo identificou duas formas basilares de pensar: a platônica-aristotélica, segundo a qual algo subjaz ao que aparece para a consciência, conhecida por metafísica e a transcendental, cuja categoria básica é o fenômeno, isto é, o que há é o que se mostra à consciência, nada permitindo conhecer além dessa aparência. Esses olhares em perspectiva revisam os problemas história afora, renovando a compreensão do mundo. Paim observou que o tema central da filosofia contemporânea é o homem, considerando nuclear entendê-lo em sua dimensão moral naquele sentido proposto por Miguel Reale, o ser do homem é seu dever-ser. E, com base nessas referências, estabeleceu as bases filosóficas do culturalismo. Nessa filosofia, a sociedade é o lugar da realização da pessoa humana identificada pelo exercício da liberdade, do aperfeiçoamento contínuo e responsabilidade moral. Essa sociedade é histórica, preservada a tradição kantiana. Desse modo, acomodou o culturalismo numa metodologia de investigação, estabeleceu as bases de uma ontologia transcendental dedicada ao estudo do homem e do papel da moral na cultura.
Referências
CARVALHO, J. M. de. Antologia do culturalismo brasileiro. Londrina: EDUEL, 1998. 300 p.
CARVALHO, J. M. de. Contribuição contemporânea à História da Filosofia Brasileira: balanços e perspectivas. 3. ed. Londrina: EDUEL, 2001. 605 p.
CARVALHO, J. M. de. Ética. São João del-Rei: UFSJ, 2010. 240 p.
CARVALHO, J. M. de. O homem e a filosofia; pequenas reflexões sobre a existência e a cultura. 3ª ed. revista e atualizada. Porto Alegre: MKS, 2018. 343 p.
GUIMARÃES, A. C. e PROTA, L. Filosofia e cultura, escritos em homenagem a Antônio Paim. Londrina: Humanidades, 2009. 208 p.
JASPERS, K. Iniciação filosófica. Lisboa: Guimarães, 1987. 159 p.
ORTEGA Y GASSET, J. Qué es filosofía? p. 273-438. Obras Completas. v. VII. Madrid: Alianza, 1997.
PAIM, A. A problemática do culturalismo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1995. 196 p.
PAIM, A. História das ideias filosóficas no Brasil. 5. ed. revista e atualizada. Londrina: UEL, 1997. 760 p.
PAIM, A. Curriculum Vitae. Londrina: EDU
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.