FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: OS SABERES PEDAGÓGICOS E AS PRÁTICAS DOCENTES
Palavras-chave:
pares.Resumo
Este artigo apresenta concepções acerca da formação docente em geral, e de modo particular a formação em geografia, que apesar de configurar uma temática antiga, as discussões e reflexões que incidem dessa temática são inesgotáveis. Nesse pressuposto, este escrito foi elaborado a partir de um trabalho de dissertação que revela as dificuldades e perspectivas dos professores de geografia para atuar durante a pandemia de Covid-19. Objetivamos, portanto, discutir o processo de formação inicial e como ele está atrelado aos sabores pedagógicos, a profissionalização e consequentemente a atuação dos professores em sala de aula, por meio das práticas docentes. Além disso, existem processos que são essenciais para a consolidação dos saberes pedagógicos dos docentes, sendo eles fatores: culturais, históricos, temporais e ideológicos. Discute-se ainda, a necessidade da inserção dos professores em formação inicial no âmbito escolar, para que haja uma familiaridade com seu ambiente de atuação, e uma proximidade que possibilita um diálogo com os pares.
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