EM BUSCA DO SENTIDO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO VÍDEO DA CAMPANHA PUBLICITÁRIA “RETRATOS DA REAL BELEZA”, DA MARCA DOVE

Autores

  • Dalmo Ribeiro Franco Universidade Federal do Piauí - UFPI

Palavras-chave:

Discurso, Análise de Discurso Materialista, Campanha publicitária

Resumo

A materialidade linguística, considerada como o lugar de materialização do discurso, torna possível a manifestação de um conjunto de sentidos atravessados pela ideologia, pela historicidade e pelo inconsciente. Sob esse aspecto, este trabalho pretende analisar, discursivamente, o vídeo da campanha publicitária “Retratos da Real Beleza”, da marca Dove, com a finalidade de identificar, nele, os sentidos possíveis, por meio de investigação das categorias discursivas. Para tanto, apoia-se, nessa análise, de abordagem qualitativa, erigida por meio de pesquisa bibliográfica e documental, nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso Materialista, os quais se encontram em autores como Orlandi (1994, 2007), Rocha, Lopes e Moura (2022), Ferreira (2003) e Brasil (2011). Verifica-se, a partir da análise do corpus, que a marca promove, por meio da campanha publicitária, um movimento de ruptura de formações ideológicas baseadas em um ideal/padrão de beleza feminina, ao se posicionar a favor da importância de as mulheres considerarem a sua beleza individual. Assim, percebe-se que a veiculação dessa mensagem pela marca Dove se torna possível, sobretudo, em razão da mobilização de determinadas categorias discursivas que remetem à inter-relação entre língua e história, apontando-se para as subjacências da materialidade linguística, uma vez que se toma como premissa a ideia de que a linguagem não é transparente.

Biografia do Autor

Dalmo Ribeiro Franco, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Licenciando em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Referências

Dove Brasil. Dove Retratos da Real Beleza – Você é mais bonita do que pensa. YouTube, 15 de abr. de 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ABups4euCW4. Acesso em: 30 nov. 2023.

ORLANDI, Eni. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 7ª ed. Campinas: Pontes, 2007.

ORLANDI, Eni. Discurso, imaginário social e conhecimento. Em aberto, Brasília, v. 14, n. 61, 1994. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2250/1989. Acesso em: 01 dez. de 2023.

ROCHA, Max Silva da; LOPES, Maraisa; MOURA, João Benvindo de. A volta do Talibã ao Governo do Afeganistão: por uma Análise Materialista do Discurso. Verbum, Cadernos De Pós-Graduação, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 221-241, 2022. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/verbum/article/view/57490/39656. Acesso em: 01 dez. 2023.

FERREIRA, Maria Cristina Leandro. O caráter singular da língua na Análise do Discurso. Organon, Porto Alegre, v. 17, n. 35, p. 189-200, 2003. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/30023/18619. Acesso em: 01 dez. 2023.

BRASIL, Luciana Leão. Michel Pêcheux e a Teoria da Análise de Discurso: desdobramentos importantes para a compreensão de uma tipologia discursiva. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Goiânia, v. 15, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/32465. Acesso em: 28 dez. 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Edição

Seção

Artigos - Letras