UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE TERCEIRIZAÇÃO NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v8i2.7437Palavras-chave:
Terceirização, Educação Profissional, Institutos Federais, Revisão SistemáticaResumo
Este artigo analisa a literatura acerca do tema da terceirização na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), a partir de produções acadêmicas publicadas entre 2016 e 2024, considerando a importância da temática para a organização pedagógica das instituições que compõe a rede. Foram identificados 12 estudos que discutem a terceirização nos Institutos Federais, abordando impactos administrativos, econômicos, sociais e nas relações de trabalho. Os resultados evidenciam contradições: se, por um lado, a terceirização é considerada irreversível e consolidada dadas as transformações econômicas, por outro, apresenta custos elevados, rotatividade, fragilidades contratuais e, em geral maior precarização das condições de trabalho, especialmente entre trabalhadores de grupos historicamente excluídos. O estudo conclui que há necessidade de políticas públicas e práticas institucionais que assegurem condições dignas aos trabalhadores terceirizados e promovam maior eficiência na gestão contratual, preservando a missão social da educação profissional e tecnológica.
Palavras-chave: Terceirização; Educação Profissional; Institutos Federais; Revisão Sistemática.
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