EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: PRODUTO EDUCACIONAL SEQUÊNCIA DIDÁTICA À LUZ DA ABORDAGEM CRÍTICO-SUPERADORA

Autores

  • Cynthia Roberta dos Santos Monteiro Jorge Corrêa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL https://orcid.org/0009-0002-6511-5717
  • Andreza Maria de Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v8i3.7286

Palavras-chave:

Produto Educacional, Educação Física, Sequência Didática., Abordagem Crítico-Superadora, Ensino Médio Integrado

Resumo

O Produto Educacional, exigência dos Mestrados Profissionais na área de Ensino, é uma possibilidade concreta de articulação entre formação e pesquisa. Neste artigo, apresentamos o relato de experiência sobre o desenvolvimento do Produto Educacional Sequência Didática (SD) “Esportes de Raquete: bora povo!”, elaborada sob a forma de minicurso, cujo objetivo é favorecer a construção de conhecimentos teórico-práticos sobre os esportes, a partir dos esportes de raquete, à luz da abordagem Crítico-Superadora. A aplicação do minicurso contou com a participação de jovens estudantes dos cursos de Ensino Médio Integrado (EMI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL) - Campus Maragogi. Para avaliação do Produto, utilizamos, como técnica de coleta, formulários; e, para a análise, a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial. Os/As participantes revelaram que ampliaram seus conhecimentos acerca do conteúdo e avaliaram positivamente a metodologia baseada na abordagem Crítico-Superadora.

Biografia do Autor

Cynthia Roberta dos Santos Monteiro Jorge Corrêa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Professora de Educação Física EBTT do IFAL, campus Maragogi e Coordenadora do Curso Técnico Integrado ao Médio em Serviços de Restaurante e Bar EJA-EPT campus Maragogi. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (GEPEFE). 

Andreza Maria de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora do IFPE. Atua na licenciatura em Química do campus Vitória de Santo Antão. É professora permanente do ProfEPT, no campus Olinda. É lider do Grupo de Pesquisa “Formação de Professores e Representações Sociais” (IFPE/CNPQ) e líder do Gurpo de Pesquisa “Organização, memórias e práticas educativas Educação Profissional e Tecnológica” (IFPE/CNPQ)

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.

BRASIL, CAPES. Documento de Área – Ensino. Brasília, 2019.

DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição A. Educação Física no Ensino Superior - Educação Física na Escola: Implicações para a Prática Pedagógica. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019.

DARIDO, Suraya Cristina; JUNIOR, Osmar Moreira de Souza. Para ensinar Educação Física: Possibilidades de intervenção na escola. 6.ed. Campinas – SP: Editora Papirus, 2013.

FORTUNATO, Ivan . O Relato de Experiência como Método de Pesquisa Educacional. In: FORTUNATO, Ivan. NETO, Alexandre Shigunov (org). Método(s) de pesquisa em educação. São Paulo: Edições Hipótese. 2018. p. 37 – 50.

GOMES, Luana Carolina da Silva. A Educação Física como componente curricular no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Pará Campus Belém. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Pará, 2019.

OLIVEIRA, Murilo Morais de. O trato com o conhecimento esporte na abordagem crítico-superadora. Tese (doutorado) - Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, Salvador, 2018.

SILVA, Ana Mariza Honorato. RODAS NA ESCOLA: Currículo Cultural da Educação Física desafios e possibilidades no Ensino Médio Integrado. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Educação Profissional e Tecnológica). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Campus Palmas, Palmas, TO, 2021.

SILVA, Keila Crystyna Brito e. MEPE: metodologia para elaboração de produto educacional. 2018.

SOARES, Carmen Lúcia. CASTELLANI FILHO, Lino; TAFFAREL, Celi Nelza Zulke; VARJAL, Elizabeth; BRACHT, Valter. (Coletivo de Autores). Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

SOARES, Carmen Lúcia. CASTELLANI FILHO, Lino; TAFFAREL, Celi Nelza Zulke; VARJAL, Elizabeth; BRACHT, Valter. (Coletivo de Autores). Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 2009.

ZABALA, Antoni. A prática educativa. Grupo A, 1998. E-book. ISBN 9788584290185. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788584290185/. Acesso em: 03 abr. 2023.

Downloads

Publicado

2025-11-30

Como Citar

DOS SANTOS MONTEIRO JORGE CORRÊA, Cynthia Roberta; MARIA DE LIMA, Andreza. EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: PRODUTO EDUCACIONAL SEQUÊNCIA DIDÁTICA À LUZ DA ABORDAGEM CRÍTICO-SUPERADORA . Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 1–23, 2025. DOI: 10.26694/epeduc.v8i3.7286. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/7286. Acesso em: 5 dez. 2025.