O MODELO CONSENSUAL REFINADO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v8i1.6756Palavras-chave:
Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, Modelo Consensual Refinado, Formação de professoresResumo
Este artigo analisa o modelo consensual refinado do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK), proposto por Carlson e Daehler (2019). O PCK, inicialmente proposto por Shulman (1986, 1987), é uma transformação do conhecimento do conteúdo com a pedagogia, permitindo ao professor transformar conceitos em algo compreensível aos alunos. A diversidade de modelos gerou desafios, dificultando a operacionalização do constructo na pesquisa e formação de professores. O modelo refinado, ilustrado na Figura 1, centraliza o "PCK em Ação" (Planejar, Ensinar e Refletir), distinguindo também o PCK Pessoal e o PCK Coletivo. Ele enfatiza a interconexão dinâmica entre o PCK e cinco domínios de conhecimento: Pedagógico, dos Estudantes, Curricular, da Avaliação e do Conteúdo. O artigo explora as implicações desse modelo para a formação inicial e continuada de professores, sugerindo a reestruturação curricular e a promoção de atividades práticas e colaborativas. A "juventude" do modelo indica a necessidade de mais pesquisas para validação em diversos contextos.
Referências
CARLSON, L. R.; DAEHLER, K. R. Towards a refined consensual model of pedagogical content knowledge. Journal of Research in Science Teaching, Hoboken, v. 56, n. 9, p. 1290-1309, nov. 2019.
GESS-NEWSOME, J. Pedagogical content knowledge: An introduction and orientation. In: GESS-NEWSOME, J.; LEDERMAN, N. G. (Eds.). Examining pedagogical content knowledge: The construct and its implications for science education. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1999. p. 3-19.
GROSSMAN, P. L. The making of a teacher: Teacher knowledge and teacher education. New York: Teachers College Press, 1990.
KOCH, K. B.; DAEHLER, K. R. Exploring the development of preservice science teachers’ pedagogical content knowledge for teaching argumentation. Science Education, Hoboken, v. 105, n. 1, p. 28-60, jan. 2021.
KOCH, K. B. et al. Developing pedagogical content knowledge for teaching inquiry: A multiple case study of preservice chemistry teachers. Chemistry Education Research and Practice, Cambridge, v. 23, n. 3, p. 696-712, ago. 2022.
MAGNUSSON, S.; BORKO, H.; KRAJCIK, J. Pedagogical content knowledge: Toward a scientific base for teaching. In: GESS-NEWSOME, J.; LEDERMAN, N. G. (Eds.). Examining pedagogical content knowledge: The construct and its implications for science education. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1999. p. 53-91.
SHULMAN, L. S. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, Washington, v. 15, n. 2, p. 4-14, fev. 1986.
SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard Educational Review, Cambridge, v. 57, n. 1, p. 1-22, fev. 1987.
SILVA, B. V. C. O conhecimento pedagógico do contéudo: modelos e implicações ao ensino de ciências. Revista Epistemologia e Práxis Educativa, v. 3, p. 1-17, 2020.
SILVA, B. V. C. A reflexão colaborativa e o desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo de futuros professores. Revista Epistemologia e Práxis Educativa, v. 5, p. 1-18, 2022.
SILVA, B. V. C. A mobilização do conhecimento pedagógico do conteúdo de um professor de Física experiente ao construir sequências didáticas de temas de astronomia. In: IACHEL, G.; BARTELMEBS, R. C. (Org.). Educação em Astronomia: reflexões e práticas formativas. 1. ed. Chapecó: Editora da UFFS, 2023. v. 1, p. 1-227.



















