OS MANUAIS DE BACKHEUSER E A APROPRIAÇÃO DA PEDAGOGIA NOVA PELA EDUCAÇÃO CATÓLICA NO CONTEXTO DA ERA VARGAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v6i2.4683

Palavras-chave:

Escola Nova, Escolanovismo Católico, Manuais de Backeheuser, Era Vargas

Resumo

O presente trabalho se propõe a analisar de que forma a pedagogia tradicional católica se apropriou dos elementos introduzidos no cenário educacional brasileiro pela Escola Nova, durante a Era Vargas, de modo a configurar o que se poderia chamar de escolanovismo católico. Esse estudo, de caráter bibliográfico, apresenta o cenário educacional brasileiro, as aspirações e propostas dos educadores do movimento pela Escola Nova na Era Vargas e como se deu a assimilação da pedagogia renovada pela pedagogia católica através dos Manuais Pedagógicos de Everardo Backheuser (1933 -1946). O estudo assinala que o escolanovismo católico foi utilizado pelos educadores tradicionais confessionais mais nos seus aspectos didáticos do que quanto às concepções de educação, que permanecem inalteradas.

 

Biografia do Autor

João Francisco Lopes de Lima, Universidade Federal do Acre

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense, com pós-doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Porto / Portugal. Desenvolve estudos na área de Fundamentos da Educação e trabalha com os temas  como formação humana, pedagogia escolar e não escolar, modernidade, pós-modernidade.

Joelma Ferreira Franzini, Universidade Federal do Acre

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia - Doutorado em Rede – Universidade Federal do Pará, Polo Rio Branco/AC (Universidade Federal do Acre) . Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Acre

Referências

BENCOSTTA, M. L. A. Grupos escolares no Brasil: um novo de escola primária. In: STEPHANOU, M.; BASTOS, M. H. C. (orgs.) Histórias e memórias da educação no Brasil. Vol. III: século XX. Petrópolis. RJ. Vozes, 2005.

BRASIL. Constituição (1891). Presidência da República. Casa Civil. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil, em 24 de fevereiro de 1891. Diário Oficial da União. Rio de Janeiro, DF, 24 fev. 1891. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao91.htm>. Acesso em: 04 jun. 2022.

CRUZ, M. S. F. O Ensino Religioso como Componente Curricular e a sua Identidade Epistemológica: uma análise a partir dos catecismos católicos. Dissertação de Mestrado (Educação). Universidade Federal do Acre, Programa de Pós-graduação em Educação. Rio Branco, 2016.

GOMES, J. F. A quem compete a missão de educar segundo a encíclica Divini Illius Magistri de Pio XI (1929). Revista de História das ideias, Coimbra, vol. 22, p. 419-423, 2001.

HILSDORF, M. L. S. História da Educação Brasileira: leituras. São Paulo: Cengage Learning, 2017.

ISKANDAR, J. I.; LEAL, M. R. Sobre positivismo e educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 3, n. 7. p. 89-94, 2002.

LEMME, P. O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova e suas repercussões na realidade educacional brasileira. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v.86, n. 212, p. 163-178, jan./abr., 2005.

LIMA, J. F. L. A educação entre a pedagogia da essência e a pedagogia da existência no cenário contemporâneo. Communitas, v. 3, n. 5, p. 172-185, jan./ jun., 2019.

LIMA, J. F. L. Educar para a democracia como fundamento da educação no Brasil do Século XX: a contribuição de Anísio Texeira. Educar em Revista, Curitiba, n. 39, p. 225-239, 2011.

LUZURIAGA, L. História da educação e da pedagogia. 15ª ed. São Paulo: Nacional, 1984.

MANIFESTO DOS EDUCADORES. O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. (1932). Revista HISTEDBR, Campinas, n. especial, p. 188-204, ago., 2006.

PINTO, N. B. Everardo Adolpho Backheuser: um Expert da Educação Matemática? Cadernos Cedes, Campinas, v. 41, n. 115, p. 239-256, set./dez., 2021.

PRACHUM, B. N.; SKALINSKI JUNIOR, O. Apropriações católicas da Escola Nova a partir dos Manuais Pedagógicos de Everardo Backheuser (1933 -1946). Práxis educativa, Ponta Grossa, vol. 16, p. 1-19, 2021.

RIBEIRO, M. L. S. História da Educação Brasileira: a organização escolar. 8. ed. São Paulo: Cortez, 1988.

ROSA, M. Escolanovismo Católico Backheusiano: apropriações e representações da Escola Nova tecidas em manuais pedagógicos (1930-1940). 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Ciências Humanas e da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

ROSA, M.; TEIVE, G. M. G. Escolanovismo católico em manuais de pedagogia de Everardo Backheuser (1934-1948). Educação Unisinos, São Leopoldo, vol. 22, n.3, p. 288-296, jul./set., 2018.

SUCHODOLSKI, B. A pedagogia e as grandes correntes filosóficas. Lisboa, Horizonte, 1978.

Downloads

Publicado

2023-08-18

Como Citar

LOPES DE LIMA, João Francisco; FERREIRA FRANZINI, Joelma. OS MANUAIS DE BACKHEUSER E A APROPRIAÇÃO DA PEDAGOGIA NOVA PELA EDUCAÇÃO CATÓLICA NO CONTEXTO DA ERA VARGAS. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 1–15, 2023. DOI: 10.26694/epeduc.v6i2.4683. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/4683. Acesso em: 21 nov. 2024.