O ENSINO MÉDIO BRASILEIRO A PARTIR DA LEI Nº 9.394/1996 ENTRE AVANÇOS E RETROCESSOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v6i2.4678

Palavras-chave:

Ensino Médio; Educação Profissional; Reforma do Ensino Médio; Lei nº 13.415/2017.

Resumo

A temática desse estudo é o ensino médio brasileiro, última etapa da Educação Básica nacional. O objetivo é compreender como as políticas direcionadas para o ensino médio se materializaram a partir da LDB/1996, buscando identificar os avanços e retrocessos para a formação do jovem trabalhador brasileiro. A metodologia adotada neste estudo ancora-se na abordagem qualitativa e na pesquisa bibliográfica e documental, como procedimentos técnicos. Discute-se o ensino médio e suas diretrizes curriculares nacionais, visando compreender as especificidades das políticas nacionais instituídas para essa etapa da Educação Básica, no período de 1996 a 2016; e a reforma do ensino médio, consubstanciada na Lei nº 13.415/2017, buscando investigar os condicionantes políticos, sociais e culturais que levaram a essa reforma. Os resultados apontam que as políticas pensadas para o ensino médio seguem as diretrizes governamentais em cada período, não sendo pois, políticas de longo prazo; em dado governo as políticas para o ensino médio privilegiam uma formação estreita para a inserção precária no mundo do trabalho, e em outro, uma formação mais ampla, visando a continuidade dos estudos, o exercício pleno da cidadania e qualificação para o mundo do trabalho; e que a reforma do ensino médio promovida pela Lei nº 13.415/2017, interdita a formação do jovem trabalhador brasileiro, reverberada num aporte de conhecimentos mínimos.  

Biografia do Autor

Adriana Saraiva Gomes Fagundes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Graduada em pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte ( UFRN). Bacharel em Enfermagem pela Faculdade Estácio de Sá-Natal. Especialista em Gestão pela UFRN. Especialista em Coordenação e Supervisão Pedagógica pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI. Atua como coordenadora pedagógica da Escola Estadual Prof. Antônio Pinto de Medeiros, desde 2013, realizando atividades de formação de professores, acompanhamento do processo de ensino/aprendizagem e coordena o processo de implantação do novo ensino médio da sua unidade escolar. Professora da Rede Municipal de Ensino do Natal, onde atualmente está como mediadora do Departamento do Ensino Fundamental, desenvolvendo atividades de monitoramento do programa SE LIGA/ ACELERA Brasil do Instituto Ayrton Senna.

Adriana Siqueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Possui Doutorado em andamento, em Educação Profissional pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (2022); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2016); Especialização em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2012); Especialização em Gestão e Políticas Ambientais pelas Faculdades Integradas do Tapajós (2004); Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1999). Atualmente é servidora efetiva, na função de Pedagoga, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Santarém, atuando no Setor Pedagógico. É membro do Grupo de Pesquisa em Educação do IFPA - Campus Santarém e do Núcleo de Pesquisa em Educação do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área da educação, atuando principalmente nos temas, políticas educacionais e educação profissional.

José Moisés Nunes da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Licenciado em Matemática (1985) e Bacharel em Ciências Contábeis (1992) pela Universidade Federal do Amazonas. Especialista em Auditoria (1995) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e em Educação Profissional integrada à Educação Básica na modalidade EJA pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (2010). Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amazonas (2004). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Atualmente é professor titular do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, atuando como professor de Matemática nos cursos técnicos e na Licenciatura em Matemática e na área da educação no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional. Tem experiência em gestão e nas áreas de Administração, Contabilidade e Educação. É membro do Núcleo de Pesquisa em Educação do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional, Proeja, desenvolvimento local e currículo integrado.

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Publicado

2023-08-18

Como Citar

SARAIVA GOMES FAGUNDES, Adriana; OLIVEIRA DOS SANTOS SIQUEIRA, Adriana; NUNES DA SILVA, José Moisés. O ENSINO MÉDIO BRASILEIRO A PARTIR DA LEI Nº 9.394/1996 ENTRE AVANÇOS E RETROCESSOS. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 1–20, 2023. DOI: 10.26694/epeduc.v6i2.4678. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/4678. Acesso em: 21 nov. 2024.