CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA VIGOTSKIANA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v6i2.4057

Palavras-chave:

Vigotski; Aprendizagem; Ação Pedagógica

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo dialogar com as contribuições de Lev Semionovitch Vigotski para a ação pedagógica de docentes que atuam nas etapas iniciais da educação básica. O apoio teórico para alcançar esse objetivo foi delineado a partir das ideias do próprio autor, além de Duarte (2016), Líbâneo (2010) e Prestes (2012). Trata-se de uma pesquisa do tipo bibliográfica na qual buscamos discutir as contribuições dos conceitos vigotskianos de zona de desenvolvimento iminente, desenvolvimento e a relação entre aprendizagem e desenvolvimento para apoiar o trabalho pedagógico dos educadores.

Biografia do Autor

Roberto Fernandes, Universidade Federal do Ceará - UFC

Graduado em Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal do Ceará. integrante do Grupo de
Estudo e Pesquisa Docência e Alfabetização (DOCA) na UFC. Professor da Rede Municipal de Fortaleza, Ceará, Brasil. 

Referências

RUTHERFORD, Adam. O livro dos humanos: a história de como nos tornamos quem somos. Tradução de Catharina Pinheiro. Rio de Janeiro: Record, 2020.

DUARTE, Newton. Os conteúdos escolares e a ressureição dos mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê?. 12. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.

PRESTES, Zoia. Quando não é quase a mesma coisa: traduções de Lev Semionocitch Vigotski no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

PRESTES, Zoia; TUNES, Elisabeth. (Org.). 7 aulas de L. S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia. Tradução Zoia Prestes, Elisabeth Tunes, Cláudia da Costa. Rio de Janeiro: E-Papers, 2018.

SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. 7. Ed. Tradução José Cipolla Neto e outros. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

VIGOTSKI, Lev Semionovtch. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. 2. Ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.

VIGOTSKI, Lev Semionovtch. O desenvolvimento psicológico na infância. Tradução Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fonte, 1998.

VIGOTSKI, Lev Semionovtch. Psicologia pedagógica. Tradução de Paulo Bezerra. 3. Ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.

VIGOTSKI, Lev Semionovtch. Imaginação e criatividade na infância. Tradução de Solange Affeche. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.

VIGOTSKI, Lev Semionovtch. Imaginação e criação na infância. Tradução de Zoia Prestes e Elisabeth Tunes. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

Downloads

Publicado

2023-08-18

Como Citar

FERNANDES, Roberto. CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA VIGOTSKIANA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 1–15, 2023. DOI: 10.26694/epeduc.v6i2.4057. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/4057. Acesso em: 21 nov. 2024.