FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INCLUSÃO: VIVÊNCIA EXTENSIONISTA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v3i3.12153

Palavras-chave:

Ação extensionista, Ensino remoto, Formação de professores, Inclusão

Resumo

O presente estudo tem como objetivo publicizar uma experiência de formação docente no âmbito da extensão universitária em tempos de pandemia. O projeto de extensão "Formação de professores da sala comum: constituindo e compartilhando saberes para uma atuação inclusiva”, teve em vista a formação continuada de professores que atuam na escola básica do município de Iguatu, na região do Centro-Sul, Ceará e também enriquecer a formação inicial dos estudantes universitários que atuam como bolsistas no projeto. A questão que norteou este trabalho foi: Como aconteceu a formação docente na ação extensionista, em tempos de pandemia? O estudo se ancora na abordagem qualitativa, pelo fato de termos como preocupação essencial a valorização dos pressupostos que fundamentam a vida das pessoas e pela modalidade da pesquisa-ação-formação. Tem como aporte teórico as ideias de Freire (1985, 1998), Fávero (2009), Vigotski (1999, 2012), Glat e Nogueira (2003), dentre outros. Concluiu-se que o projeto se constituiu em importante espaço de compartilhamento de saberes, de descobertas e novas aprendizagens para os participantes, mas também de acolhimento de angústias, medo e incertezas, em função da pandemia decorrente do novo coronavírus.

Referências

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

BELÉM FALCÃO, Giovana Maria; ANDRADE DE OLIVEIRA MENEZES, Eunice; DE SOUSA FRANÇA, Tânia Maria. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INCLUSÃO: VIVÊNCIA EXTENSIONISTA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 3, n. 3, 2020. DOI: 10.26694/epeduc.v3i3.12153. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/1866. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos