UMA INVERDADE CONVENIENTE: O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Autores

  • Laís Naufel Fauyer Cerri UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v3i3.11661

Palavras-chave:

Educação, Pandemia, Paulo Freire.

Resumo

Este artigo tem por objetivo repensar a educação, a partir do contexto pandêmico sob o qual vivemos atualmente, evidenciando a importância de, mesmo em tempos de crise, mantermos princípios éticos, construídos ao longo da história da Educação. Para tanto, recorreremos a Paulo Freire, principalmente, a fim de demonstrar a insustentabilidade do ensino remoto emergencial na educação básica.

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa da República do Brasil. Brasília, 1988. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso: 01 de maio de 2020.

______. Ministério da Educação. Introdução. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Fundamental – bases legais Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1998.

BIROLI, Flavia. Uma posição desigual: mulheres, divisão sexual do trabalho e democracia. São Paulo: Boitempo, 2015. Disponível em: https://blogdaboitempo.com.br/2015/03/06/uma-posicao-desigual-mulheres-divisaosexual-do-trabalho-e-democracia/. Acesso em: 01 de maio de 2020.

COLÉGIO PEDRO II. Portaria 1254. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: http://www.cp2.g12.br/images/comunicacao/PORT%201254%20-dispe%20sobre%20atividades%20acadmicas.pdf. Acesso: 02 de setembro de 2020.

CUNHA, Mônica. Desconstruindo a expressão 'mãe de bandido'. Rio de Janeiro: Jornal O Globo, 2020. Disponível em: https://oglobo.globo.com/celina/desconstruindo-expressao-mae-de-bandido24409436. Acesso: 01 de maio de 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 59ª ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2019

______. Pedagogia da esperança. 13ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

______. . Pedagogia do Oprimido. 24ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

GALEANO, Eduardo. O livro dos abraços. Trad. Éric Nepomuceno. Porto Alegre: L&PM, 1991.

Downloads

Publicado

2020-12-29

Como Citar

FAUYER CERRI, Laís Naufel. UMA INVERDADE CONVENIENTE: O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 3, n. 3, 2020. DOI: 10.26694/epeduc.v3i3.11661. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/1865. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos