ESCRITA CIENTÍFICA E FORMAÇÃO EMPREENDEDORA EM CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO: EVIDÊNCIAS DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA BRASILEIRA E INTERNACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v8i2.7870Palabras clave:
Escrita científica. Competências empreendedoras. Administração. Revisão sistemática. Formação acadêmicaResumen
Esta revisão sistemática analisa a relação entre escrita científica e o desenvolvimento de competências empreendedoras em estudantes de Administração, com ênfase em instituições públicas brasileiras e contextos internacionais. A pesquisa, baseada no protocolo PRISMA (Moher et al., 2015), abrangeu 24 estudos publicados entre 2002 e 2023, oriundos de bases como SciELO, Web of Science e Scopus. A análise de conteúdo (Bardin, 2016) identificou três eixos: barreiras na escrita científica (técnicas, cognitivas e emocionais), impactos no desenvolvimento de competências empreendedoras (inovação, liderança e autogestão) e estratégias interventivas (oficinas e apoio emocional). Os resultados indicam predominância de fragilidades técnicas e barreiras emocionais, especialmente no contexto brasileiro. No âmbito internacional, há evidências de correlação positiva entre proficiência textual e autoconfiança empreendedora. Conclui-se que a escrita científica atua como laboratório formativo que potencializa a aprendizagem experiencial e o comportamento empreendedor.
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