CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PROFISSIONAL DO DOCENTE EM ADMINISTRAÇÃO NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v8i1.7868

Keywords:

Conhecimento Profissional; Docência; Formação Docente; Saberes Docentes

Abstract

Este artigo discute a construção do conhecimento profissional do docente em Administração, sob a perspectiva da epistemologia da prática, visando compreender essa formação para elevar a qualidade do ensino na área. Adota-se as visões de autores como Perrenoud, Nóvoa, Hofstede, Valente, Bordoncle, Contreras, Tardif, Lessard, Paquay, Gauthier, Schön, Zabala e Gadotti para fomentar diálogos teóricos. Utiliza-se o ensaio teórico como método de debate. A formação docente impacta diretamente a qualidade do ensino e o desenvolvimento humano, legitimando epistemologicamente o campo. A temática transversal é a aprendizagem, alinhada à "Qualidade na Aprendizagem" (Duarte, Entwistle, Biggs, Chaleta, Marton, Richardson, Rosário). Enfatiza-se a atuação formativa em ensino, pesquisa e extensão, considerando o novo design educativo em contextos acelerados e tecnológicos, superando formações hierárquicas tradicionais. Contribui para análises interventivas e novos olhares sobre a (trans)formação docente.

Author Biographies

Ana Carolina Peixoto Medeiros, Instituto Federal de Pernambuco – IFPE

Professora do Departamento de Administração do InstitutoFederal de Pernambuco – IFPE, Campus Igarassu. Pernambuco. Brasil 

Pollyanna Pessôa de Lima, Instituto Federal de Pernambuco – IFPE

 Mestre em Administração (UFPE). IFPE, Campus Cabo.
Pernambuco. Brasil ORCID: https://orcid.org/0009-0008-9297-7092. E-mail:
pollyannapessoa08@gmail.com

References

Bourdoncle, R. (1991). La professionnalisation des enseignants: analyses sociologiques anglais et américaines, Revue Française de Pédagogie, Lyon, n. 94, p. 73-91.

Burrel, G.; Morgan, G. (1979). Sociological paradigms and organizational analysis. Londres: Heinemann.

Carvalho, A; Therrien, J. (2009). O Professor no Trabalho: epistemologia da prática e ação/cognição situada – elementos para análise da práxis pedagógica. Revista brasileira de formação de professores. Vol. 1, n. 1, p.129-147.

Chaleta, M. E. (2018). Concepções de aprendizagem em estudantes do ensino superior: Reanálise do COLI (Inventário de Concepções de Aprendizagem). Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.26, n.100, p. 684-705.

Cunha, M. I. da. (2004). A docência como ação complexa: o papel da didática na formação de professores. In: Romanowski, J. P.; Martins, P. L. O.; Junqueira, S. R.

A. Conhecimento local e conhecimento universal: pesquisa, didática e ação docente. Curitiba: Champagnat, p. 31-42.

Duarte, A. M. (2002). Aprendizagem, Ensino e Aconselhamento educacional. Porto: Porto Editora.

Marton, F. (1981). Phenomenography – describing conceptions of the world around us. Instituctional Science, v. 10, p. 177-200.

Marton, F.; Säljo, R. (2005). Approaches to learning. In: Marton, F., Hounsell, D. and Entwistle, N., (eds.) The experience of learning: implications for teaching and studying in higher education. 3rd (Internet) edition (pp. 39-58). Edinburgh: University of Edinburgh, Centre for Teaching, Learning and Assessment.

Nóvoa, A. (2009). Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: EDUCA.

Paula Júnior, F. V.. (2012). Profissionalidade, Profissionalização e Formação Docente. Revista Scientia. Ano 01, Edição 01, p. 01 - 191.

Revista Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, Piauí, v. xx, n. xx, p. xx-xx, 2023, eISSN: 2674-757X DOI: 10.26694/epeduc

Richardson, N, J. T. (2015). Approaches to learning or levels of processing: what did Marton and Säljö (1976a) really say? the legacy of the work of the Göteborg Group in the 1970s. Interchange: A Quarterly Review Of Education, v. 46, n. 3, p. 239-269, 2015.

Rosário, P. S. L. (1999). Variáveis cognitivo-motivacionais na aprendizagem: As "abordagens ao estudo" em alunos do ensino secundário. Braga: Universidade do Minho (tese de doutoramento).

Sacristán, J. G. (1995). Consciência e acção sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: Nóvoa, António (Org.) Profissão professor. 2a ed. Porto: Porto Editora, p. 61 – 92.

Schön, D. A. (2000). Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Artes Médicas.

Tardif, M. (2002). Saberes docentes e formação profissional. 2a ed. Petrópolis, RJ: Vozes.

Tardif, M.; Gauthier, C. (orgs.). (1999). Pour ou contre un ordre professionnel des enseignantes et des enseignants au Québec. Quebec: Les Presses de l’Université Laval.

Published

2025-12-01

How to Cite

MEDEIROS, Ana Carolina Peixoto; PESSÔA DE LIMA, Pollyanna. CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PROFISSIONAL DO DOCENTE EM ADMINISTRAÇÃO NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 8, n. 1, 2025. DOI: 10.26694/epeduc.v8i1.7868. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/7868. Acesso em: 6 dec. 2025.