ESTRATÉGIAS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONSUMO SUSTENTÁVEL NA ESCOLA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v8i1.6919

Palabras clave:

Sustentabilidade; Prática docente; Interdisciplinaridade; Tema transversal; Formação crítica.

Resumen

Este estudo apresenta resultado de pesquisa realizada com o objetivo de investigar como professores do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Assunção do Piauí, no estado do Piauí, têm abordado em suas práticas pedagógicas a educação ambiental. Realizou-se uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, tendo o questionário e a entrevista semiestruturada como procedimentos de produção de dados. Os sujeitos foram cinco professores de três escolas da rede municipal de ensino. Os dados revelaram que as concepções de educação ambiental apresentadas pelos professores focam na conservação e preservação do meio ambiente, que relacionam educação ambiental e consumo sustentável, que encontram dificuldades para a implementação da educação ambiental na escola, mas utilizam diversas estratégias para trabalharem o tema, embora sejam ações pontuais e fragmentadas. Conclui-se que a educação ambiental deve ser uma prioridade nas políticas educacionais, incentivando a formação de cidadãos responsáveis e comprometidos com o futuro do planeta.

Biografía del autor/a

Givanildo Alves Coelho, Universidade Federal do Paiuí

Graduado em Pedagogia pela Universidade Uninta. Graduando em Letras Português no Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica pela Universidade Federal do Piauí (Parfor/UFPI). Coordenador Pedagógico da rede municipal de Assunção do Piauí-PI, Assunção do Piauí, Piauí, Brasil.

Maria da Glória Pereira Bezerra, Universidade Federal do Paiuí

Graduada em Pedagogia pela Universidade Uninta. Graduanda em Letras Português no Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica pela Universidade Federal do Piauí (Parfor/UFPI). Coordenadora Pedagógica da rede municipal de Assunção do Piauí-PI, Assunção do Piauí, Piauí, Brasil.

Maria do Desterro Melo da Rocha Nogueira Barros, Universidade Federal do Piauí-UFPI

Doutoranda (2021-2024) e Mestre em Educação pela a Universidade Federal do Piauí(2016-2017), graduada em Educação Física pela Universidade Estadual do Piauí (2001), graduada em Pedagogia pela Faculdade Médio Parnaíba-FAMEP(2018), especialista em Tecnologias na Educação-PUC-RIO(2011), Gestão Escolar e Docência do Ensino Superior- FAEPI (2015) e Coordenação Pedagógica-UFPI (2015). É professora da Educação Básica da Rede Estadual e Municipal- Secretaria Municipal de Educação de Castelo do Piauí, Professora na Educação Superior no Centro Universitário-UNINTA-Castelo do Piauí. Atualmente atua como Formadora/Consultora/Assessoria Pedagógica- Contato-Assessoria, Capacitações e Projetos LTDA nos municípios de Juazeiro do Piauí, Assunção do Piauí e Boqueirão do Piauí. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação Continuada de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação Docente, Educação Infantil, Coordenação Pedagógica e Gestão Educacional.

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Publicado

2025-04-30

Cómo citar

ALVES COELHO, Givanildo; PEREIRA BEZERRA, Maria da Glória; MELO DA ROCHA NOGUEIRA BARROS, Maria do Desterro. ESTRATÉGIAS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONSUMO SUSTENTÁVEL NA ESCOLA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES?. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 1–18, 2025. DOI: 10.26694/epeduc.v8i1.6919. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/6919. Acesso em: 5 dic. 2025.