ESTRATÉGIAS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONSUMO SUSTENTÁVEL NA ESCOLA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES?
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v8i1.6919Palabras clave:
Sustentabilidade; Prática docente; Interdisciplinaridade; Tema transversal; Formação crítica.Resumen
Este estudo apresenta resultado de pesquisa realizada com o objetivo de investigar como professores do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Assunção do Piauí, no estado do Piauí, têm abordado em suas práticas pedagógicas a educação ambiental. Realizou-se uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, tendo o questionário e a entrevista semiestruturada como procedimentos de produção de dados. Os sujeitos foram cinco professores de três escolas da rede municipal de ensino. Os dados revelaram que as concepções de educação ambiental apresentadas pelos professores focam na conservação e preservação do meio ambiente, que relacionam educação ambiental e consumo sustentável, que encontram dificuldades para a implementação da educação ambiental na escola, mas utilizam diversas estratégias para trabalharem o tema, embora sejam ações pontuais e fragmentadas. Conclui-se que a educação ambiental deve ser uma prioridade nas políticas educacionais, incentivando a formação de cidadãos responsáveis e comprometidos com o futuro do planeta.
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