ENSAIOS COSMOLÓGICOS: TEORIA CÓSMICA DE BALÕES SEM BALÕES - UMA ABORDAGEM INTEGRADA E MUL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v8i1.6802

Palabras clave:

Cosmologia; Balões sem Balões; Circuito Infinito; Analogias; Teorias; Universo.

Resumen

O construto em tela é um formato de ensaio e esquemático imagético conceitual sobre a teoria dos balões sem balões e do universo como circuito infinito. As obras são inéditas, originais e autorais, no qual foram desenvolvidas com a literatura existente, dados sobre os assuntos, aplicativos, inteligência artificial e a formação do autor. Dessa forma, geramos um produto que foi publicado recentemente e levantando questões entre especialistas da área. Sendo assim, fizemos o esforço de produzir esse ensaio-esquemático imagético explicativo sobre a obra. Porém, aqui não discutimos as teorias convencionais e tradicionais, nem desenvolveremos a temática da obra, pois apenas desejamos a expor/apresentar sumariamente e em imagética o que seria a Teoria cósmica de Balões sem Balões - Uma abordagem Integrada e Multiescalar para a Dinâmica do Universo e O Universo como Circuito Infinito – isso como um simples esquemático imagético dos conceitos e analogias que a obra expõe, no qual deve fragmentos em desenvolvimento publicados. Logo, aqui exporemos os modelos e teoria tradicionais também em imagéticas, e no fim a nossa concepção cosmológica. Expondo o universo como uma espécie de sistema unificado e interconectado, no qual todos os processos microscópios e macroscópios estão interligados – e assim, não sendo algo aleatório e ou caótico. A imagem que será exposta aqui, corresponde aos arquivos publicados, e trata de modo integrado a dinâmica das flutuações cósmicas e/ou quânticas, mecanismos de empuxo do vácuo, expansão do universo, camada protetora, vácuo ativo e outras questões. Alguns dos termos se encontram na imagem e se ligam ao texto publicado.

Biografía del autor/a

Marcelo Duarte, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Educação, Gestão e Difusão em Biociências pelo Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Especializado em Filosofia pelo Departamento de Pós-Graduação Lato-Sensu da Universidade Gama Filho (UGF); Especializado em Neuropsicopedagogia pela Universidade Estácio de Sá (UNESA); Especializado em Ciências da Religião pelo Departamento de Pós-Graduação da Faculdade Unida; Licenciado em Pedagogia Plena com Habilitação ao Magistério das Disciplinas Pedagógicas do Ensino Fundamental e Médio, Orientação, Supervisão e Administração Educacional pela Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF); Bacharel em Teologia pela Faculdade Unida de Vitória - ES; Licenciado em Filosofia pela Universidade de Taubaté (UNITAU); Licenciado em História e Sociologia pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) e Bacharel em Filosofia pelo Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou como colaborador em diversos projetos e trabalhos realizados por Instituições sem fins lucrativos para a orientação, auxílio e inserção social de Crianças, Adolescentes e Adultos que vivem em estado de marginalização e vulnerabilidade social em Comunidades, Hospitais e Casas de detenção nos Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Também participou de um projeto humanitário na Bolívia em 1996 e 1998, Cidade de Puerto Suarez e Santa Cruz de la Sierra, inclusive em Aldeias indígenas, onde sua perspectiva de vida, sociedade e relações sociais mudaram radicalmente. Atuou como Apresentador de um Programa de Rádio FM no Estado do Rio de Janeiro (com mais de 200 mil ouvintes por dia), Lecionou Disciplinas de Teologia em Institutos, Seminários e Faculdades de Teologia no Estado do Rio de Janeiro e Minas Gerais, e atualmente Leciona Filosofia em escolas da rede Estadual e privada do Rio de Janeiro, isso como professor Docente I. E como pesquisador tem buscado entender questões sobre processos, conteúdos e estruturas educacional, a violência e sua percepção no espaço escolar, como exposto na Dissertação de Mestrado, onde o problema foi "O impacto da violência urbana na percepção de estudantes da Educação Básica;" bem como sobre a inconstitucionalidade da prática do Ensino Religioso e a violência do mesmo para com a consciência dos educandos no espaço público escolar, onde resultaram trabalhos como "O Ensino Religioso na Educação de Niterói: Facultativo ou Obrigatório, Confessional ou Plural?" e " A Introdução do Ensino Religioso na Educação Pública Brasileira e sua Filosofia," no qual são levantadas questões relacionadas a filosofia e pensamento crítico, sobretudo no que diz respeito a formação filosófica dos estudantes da rede pública. Não apenas nestes, mas em todas as produções há as considerações e críticas sobre o por que dos educandos da rede pública não possuírem certa formação que abarque mais conteúdos filosóficos e científicos, para e em sua formação plena enquanto indivíduos, sujeitos e cidadãos. Também participou-atuou simultaneamente com outras atividades como projetista de redes de telecomunicações em projetos de elaboração, expansão e na implementação de Rede de Telecomunicações no Brasil, telefonia fixa, móvel e internet para a população em geral, empresas e instituições públicas (a exemplo, como Hospitais, Universidades, Forças Armadas, Escolas etc) e privadas, tanto em rede Metálica quanto em Fibra óptica no país, pelas empresas Telemar e Embratel, especificamente no Estado Rio de Janeiro, Brasil, dos anos 2000-2012.

Citas

BEKENSTEIN, J. D. “Black Holes and Entropy,” Physical Review. D. Vol. 7. N. 8, 1973.

CARROLL, S. M. Spacetime and Geometry: An Introduction to General Relativity. Wesley, 2004.

FARIA, R. P. Fundamentos da Astronomia. São Paulo. Papirus, 2001.

MOURÃO, R. R. F. Copérnico, Pioneiro da Revolução Astronômica. São Paulo. Odysseus, 2004.

MOURÃO, R. R. F. Kleper a Descoberta das Leis do Movimento Planetário. São Paulo. Odysseus, 2013.

MUKHANOV, V. Physical Foundations of Cosmology. Cambridge University, 2005.

PEEBLES, P. J. E. Principies of Physical Cosmology. Princeton University, 1993.

ROONEY, A. A História da Astronomia. São Paulo. Mbooks, 2018.

SCHAPPO, M. G. Astronomia, os Astros, a Ciência e a Vida Cotidiana. São Paulo. Contexto, 2022.

SIMÕES, E. A Concepção Física do Mundo. São Paulo. Livraria da Física, 2021.

WEINBERG, S. Cosmology. Oxford University, 2008.

Publicado

2025-04-30

Cómo citar

DUARTE, Marcelo. ENSAIOS COSMOLÓGICOS: TEORIA CÓSMICA DE BALÕES SEM BALÕES - UMA ABORDAGEM INTEGRADA E MUL. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 1–14, 2025. DOI: 10.26694/epeduc.v8i1.6802. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/6802. Acesso em: 6 dic. 2025.