A(s) POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES HISTÓRICAS
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v6i2.4508Palabras clave:
Educação Infantil; Criança; Políticas Educacionais; Direitos.Resumen
Este artigo apresenta reflexões sobre a descoberta do sentimento de infância e suas implicações nas políticas públicas para a educação infantil no Brasil. A pesquisa é baseada em revisão bibliográfica qualitativa. A descoberta do sentimento de infância ocorreu no século XVIII, transformando a percepção da criança como um ser distinto dos adultos e resultando na sua educação em ambiente escolar. No Brasil, a infância foi marcada pelo descaso até o século XIX, quando surgiram iniciativas para combater o trabalho infantil e melhorar as condições de vida. A Constituição Federal de 1988 reconheceu a criança como sujeito de direitos e a educação infantil foi integrada à educação básica. Desafios atuais incluem a qualidade das instituições, formação de profissionais e ampliação do acesso. Medidas como a Base Nacional Comum Curricular buscam promover práticas pedagógicas inclusivas. É necessário investir em políticas públicas, recursos adequados e formação de profissionais para garantir um sistema educacional equitativo e de qualidade.
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