EDUCAÇÃO PÓS-PANDEMIA: OS IMPACTOS DA COVID-19 SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v6i2.4055

Palabras clave:

Covid-19;Ensino-aprendizagem;Professores

Resumen

O ano de 2020 foi marcado pela eclosão do SARS-CoV-2, denominado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Covid-19. Assim, as aulas que antes eram ministradas presencialmente foram migradas para o sistema remoto de ensino. O objetivo deste estudo é discutir e problematizar, a partir do ponto de vista de um grupo de professores que trabalham em escolas públicas, os impactos que a pandemia da Covid-19 teve sobre o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, e desta maneira apontar quais os desafios das escolas pós-pandemia. A metodologia utilizada foi o questionário. Os professores avaliaram negativamente o ensino-aprendizagem durante a pandemia, apontaram diversas dificuldades que os alunos vão apresentar quando houver o retorno presencial das aulas, e ainda afirmaram que as escolas vão ter que se preparar para lidar com as dificuldades de leitura, escrita, interpretação, analfabetismo, convivência, adaptação, socialização, entre outros.

Biografía del autor/a

Lessandro de Freitas, Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais -PUCMINAS

Doutorando em educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais -PUCMINAS. Professor de
educação básica, Prefeitura Municipal de Juatuba-PMJ, Juatuba, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

2023-08-18

Cómo citar

DE FREITAS, Lessandro. EDUCAÇÃO PÓS-PANDEMIA: OS IMPACTOS DA COVID-19 SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 1–16, 2023. DOI: 10.26694/epeduc.v6i2.4055. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/4055. Acesso em: 31 ago. 2024.