EDUCAÇÃO PÓS-PANDEMIA: OS IMPACTOS DA COVID-19 SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v6i2.4055

Palabras clave:

Covid-19;Ensino-aprendizagem;Professores

Resumen

O ano de 2020 foi marcado pela eclosão do SARS-CoV-2, denominado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Covid-19. Assim, as aulas que antes eram ministradas presencialmente foram migradas para o sistema remoto de ensino. O objetivo deste estudo é discutir e problematizar, a partir do ponto de vista de um grupo de professores que trabalham em escolas públicas, os impactos que a pandemia da Covid-19 teve sobre o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, e desta maneira apontar quais os desafios das escolas pós-pandemia. A metodologia utilizada foi o questionário. Os professores avaliaram negativamente o ensino-aprendizagem durante a pandemia, apontaram diversas dificuldades que os alunos vão apresentar quando houver o retorno presencial das aulas, e ainda afirmaram que as escolas vão ter que se preparar para lidar com as dificuldades de leitura, escrita, interpretação, analfabetismo, convivência, adaptação, socialização, entre outros.

Biografía del autor/a

Lessandro de Freitas, Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais -PUCMINAS

Doutorando em educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais -PUCMINAS. Professor de
educação básica, Prefeitura Municipal de Juatuba-PMJ, Juatuba, Minas Gerais, Brasil.

Citas

ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede, v. 7, n. 1, p. 257-275. 2020.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Educação escolar e pandemia. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v.13, n. 1, p.8-16. 2020.

ORTEGA, Lenise Maria Ribeiro; ROCHA, Vitor Fiuza. O dia depois de amanhã – na realidade e nas mentes – o que esperar da escola pós-pandemia? Revista Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v. 13, n.1, p.302-314. 2020.

MELO, Waisenhowerk Vieira de.; BIANCHI, Cristina dos Santo. Discutindo estratégias para a construção de questionários como ferramenta de pesquisa. R. B. E. C. T, v.8, n. 3, p. 43-59, mai-ago.2015.

OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro; LISBÔA, Eliene Soares dos Santos; SANTIAGO, Nilza Bernardes. Pandemia do coronavírus e seus impactos na área educacional. Revista Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v. 13, n.1, p.17-24. 2020.

OLIVEIRA, José Clovis Pereira de.; OLIVEIRA, Antonio Leonilde de.; MARINHO, Francisco de Assis Marinho.; SILVA, Gessione Morais da.; SILVA, Cícero Nilton Moreira da. O questionário, o formulário e a entrevista como instrumentos de coleta de dados: vantagens e desvantagens do seu uso na pesquisa de campo em ciências humanas. Anais III CONEDU: Congresso nacional de educação, Campina Grande: Realize Editora, 2016.

SAVIANI, Dermeval. História da história da educação no Brasil: um balanço prévio e necessário. Eccos – Revista Científica, [S.L.], v. 10, p. 147-168, nov. 2008a.

SAVIANI, Dermeval. POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA: LIMITES E PERSPECTIVAS. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, n. 24, p. 7-16, jun.2008b.

SAVIANI, Demerval.; GALVÃO, Ana Carolina.“Educação na Pandemia: a falácia do ensino remoto”. Universidade e Sociedade ANDES-SN, ano XXXI, janeiro.2021.

SENHORAS, Elói Martins. Impactos da pandemia da covid-19 na educação. Conedu:VII Congresso Nacional de Educação. 2020.

WENCZENOVICZ, Tais Janaina. Ensino a distância, dificuldades presenciais: perspectivas em tempos de covid-19. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 4, p. 1750-1768, out./dez. 2020.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Tradução de Ernani F da Rosa. Porto Alegre: Artimed, 1998.

ZANARDI, Teodoro Adriano Costa.; OLIVEIRA, Cleidiane Lemes de.; SANTOS, Deisy Ferreira dos. Enem em tempos de pandemia: a evidente desigualdade do Sistema Educacional Brasileiro. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v.13, n.1, p.25-36, 2020.

Publicado

2023-08-18

Cómo citar

DE FREITAS, Lessandro. EDUCAÇÃO PÓS-PANDEMIA: OS IMPACTOS DA COVID-19 SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 1–16, 2023. DOI: 10.26694/epeduc.v6i2.4055. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/4055. Acesso em: 21 nov. 2024.