INTERCONEXÕES ENTRE O PENSAMENTO DIALÉTICO E A COLONIALIDADE DA LINGUAGEM NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO CRÍTICO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v6i2.3831

Palabras clave:

Letramento crítico, (De)Colonialidade, Dialética

Resumen

Este trabalho investiga a ideia de crítica que, limitando-se às formas não-abissais de exclusão, reproduz as categorias da modernidade/colonialidade e dá continuidade a regimes metadiscursivos dominantes. Os conceitos da colonialidade do ser (MALDONADO-TORRES, 2007, 2020) e da linguagem (VERONELLI, 2015a, 2015b, 2016, 2019) nos oferecem meios para entendermos como os construtos do letramento e da criticidade podem acabar sendo limitados por regimes metadiscursivos eurocentrados, chamando a nossa atenção para como a língua/gem e o diálogo foram e são colonizados/colonializados, e como noções modernas/coloniais acerca do concreto e do abstrato submetem e restringem o letramento crítico ao pensamento eurocêntrico e dialético. Na conclusão, ponderam-se algumas possibilidades para renegociações dos sentidos de poder, historicidade, língua/gem, letramento e criticidade. Perspectivam-se interações multilíngues e efetivamente plurais, respaldadas não em um “diálogo dialético” (portanto, monológico), mas em diálogos verdadeiramente dialógicos, isto é, diálogos com vistas à heterogeneidade irredutível (BAKHTIN, 1981) que nos ofereçam instrumentos para fazermos face a projetos de controle e de homogeneidade.

Biografía del autor/a

Luís Frederico Dornelas Conti, USP

Doutorando em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil. 

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Publicado

2023-08-18

Cómo citar

CONTI, Luís Frederico Dornelas. INTERCONEXÕES ENTRE O PENSAMENTO DIALÉTICO E A COLONIALIDADE DA LINGUAGEM NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO CRÍTICO. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 1–15, 2023. DOI: 10.26694/epeduc.v6i2.3831. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/3831. Acesso em: 23 nov. 2024.