AFRODESCENDÊNCIAS EM CANTO VERDE: COMO UM PROJETO ESCOLAR PODE INFLUENCIAR NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA LOCAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v6i2.3745

Palabras clave:

Africanidades, protagonismo estudantil, currículo, arte.

Resumen

É inegável as descendências africanas e indígenas da nação brasileira. No entanto, o processo de colonização pela Coroa Portuguesa desencadeou o silenciamento e preconceito social contra esses povos. Porém, a resistência os fez ressurgir e lutar pelos seus direitos cidadãos e como resultados surgiram legislações que agem no combate à discriminação, inclusive dentro da escola, por meio de como a 11.645/2008, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos de ensino básico do país. Nesse sentido, o presente artigo objetiva relatar por meio de entrevistas com professores e alunos da EMEF Bom Jesus dos Navegantes, um projeto que reflete a implementação desta lei e como ele colabora para a construção da identidade da comunidade Reserva Extrativista da Prainha do Canto Verde, na qual a escola está inserida. Através dos relatos dos participantes, pude compreender a grandiosidade do projeto “Mostra de Africanidades” e suas diversas vertentes, como o MUAFRI, um Museu Virtual da cultura africana da comunidade na construção e valorização da identidade e culturalidade local.

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Biografía del autor/a

Ana Vitória Santos Ribeiro, Universidade Federal do Ceará

Graduanda de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil.

André Soares dos Santos Paz, Escola Municipal Bom Jesus dos Navegantes

Docente em Ciências Humanas e Linguagens no Ensino Fundamental Anos Finais. Especialista em Psicopedagogia e Gestão Escolar. Pedagogo pela Universidade Federal do Ceará – UFC. 

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Publicado

2023-08-18

Cómo citar

SANTOS RIBEIRO, Ana Vitória; SOARES DOS SANTOS PAZ, André. AFRODESCENDÊNCIAS EM CANTO VERDE: COMO UM PROJETO ESCOLAR PODE INFLUENCIAR NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA LOCAL. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 1–17, 2023. DOI: 10.26694/epeduc.v6i2.3745. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/3745. Acesso em: 21 nov. 2024.