FORMAÇÃO DOCENTE EM HISTÓRIA: O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A IMERSÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v4i2.13130Palabras clave:
Ensino de História, Formação docente, Programa de Residência PedagógicaResumen
O artigo discute a formação docente em História tendo como referência os limites e possibilidades do Programa de Residência Pedagógica- RP, destacando a mediação na inserção dos licenciandos nas escolas de Educação Básica. O objetivo é refletir, a partir dos relatórios mensais dos residentes, sobre as atividades que realizavam nas escolas, como as planejavam, quais suas contribuições para o ensino da disciplina e para sua formação docente. A questão norteadora indaga, como a mediação da RP, na imersão dos residentes em História nas escolas de Educação Básica, contribuiu para sua formação docente? A fundamentação teórica do texto baseou-se nos estudos de: Freire (1997); Geraldi, Fiorentini, Pereira (1998); Fonseca, 2003; Tardif (2014); Nóvoa (1992, 2019), e outros. A metodologia utilizada foi cunho qualitativo, em que se trabalha com uma gama de significados, não sendo passível de quantificação. (MINAYO, 2009). O corpus do trabalho foi construído com base no diálogo entre leituras nos relatórios discentes produzidos ao longo da vigência do programa, de 2018 a 2020 e os estudos sobre a temática da formação docente e prática pedagógica. O estudo ilumina, de forma reflexiva, a participação dos residentes no ambiente escolar, apontando limites, possibilidades e aprendizagens na construção dos saberes pedagógicos e melhoria na formação docente em História.
Citas
BRASIL. CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa Residência Pedagógica. Disponível em: https://www.capes. gov.br/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica Programa de Residência Pedagógica, 2019. Acesso em: 13 fev. 2021.
CINTRA, Paula Cinthya Silva; COSTA, Renata Luiza da. Diretrizes Curriculares Nacionais para formação de professores para Educação Básica de 2015 e 2019: Perspectivas prática e emancipadora. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, p. 1 - 22, 2020.
FIORENTINI, Dario; SOUZAJ R, Arlindo José de; MELO, Gilberto Francisco Alves de. Saberes docentes: Um desafio para acadêmicos e práticos. In: GERALDI, Corinta Maria Grisólia; FIORENTINI, Dario.; PEREIRA, Elisabete. Monteiro de A. (Org.). Cartografias do trabalho docente: professor (a) pesquisador (a). Campinas: Mercado das Letras, 1998.
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e Prática de Ensino de História: experiências, reflexões e aprendizados.2003.