PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: APROXIMAÇÕES COM O CURRÍCULO INTEGRADO
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v4i2.13127Palabras clave:
Formação Inicial de Professores, Programa de Residência Pedagógica (PRP), Ensino Médio, Currículo IntegradoResumen
A formação de professores para o Ensino Médio é temática que tem ocupado centralidade no campo da educação. Diante deste contexto, o presente trabalho toma como objetivo geral realçar como a dinâmica do Programa de Residência Pedagógica (PRP) pode se relacionar com a vivência de licenciandos no currículo integrado enquanto práxis no IFRN. Metodologicamente, a pesquisa compreende um estado de conhecimento produzido sobre o PRP enquanto Programa que permite a imersão de licenciandos no currículo integrado. Nessa linha, o trabalho revela que o PRP é um Programa que permite a aproximação de estudantes da licenciatura com a vivência no currículo integrado.
Citas
Carvalho, A. H. D, Tavares, A. M. B. D, & Moreira, K. C. (2019). Programa de residência pedagógica como experiência integradora para as licenciaturas do IFRN. Em A. H. D. Carvalho, A. M. B. D. Tavares, & K. C. Moreira. Residência pedagógica e formação docente em debate inicial (pp. 436-456). Editora IFRN.
Imbernón, F. (2000). Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Cortez.
Kuenzer, A. Z. (2010). O Ensino Médio no plano nacional de educação 2011-2020: superando a década perdida?. Educação e Sociedade, 31 (112), 851-873. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/es/a/V3FQ7X6WwDB3vxLFRsy4Qmc/abstract/?lang=pt
Kuenzer, A. Z. (2011). A formação de professores para o Ensino Médio: velhos problemas, novos desafios. Educação e Sociedade, 32(116), 667-688. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/es/a/JB47HW4XrnBSbYT4zM5N6gh/?format=pdf&lang=pt
Morosini, M. C., Fernandes, C. M. B. (2014). Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, 5(2), 154-164. Disponível em: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.2.18875.