PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: APROXIMAÇÕES COM O CURRÍCULO INTEGRADO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v4i2.13127

Palabras clave:

Formação Inicial de Professores, Programa de Residência Pedagógica (PRP), Ensino Médio, Currículo Integrado

Resumen

A formação de professores para o Ensino Médio é temática que tem ocupado centralidade no campo da educação. Diante deste contexto, o presente trabalho toma como objetivo geral realçar como a dinâmica do Programa de Residência Pedagógica (PRP) pode se relacionar com a vivência de licenciandos no currículo integrado enquanto práxis no IFRN. Metodologicamente, a pesquisa compreende um estado de conhecimento produzido sobre o PRP enquanto Programa que permite a imersão de licenciandos no currículo integrado. Nessa linha, o trabalho revela que o PRP é um Programa que permite a aproximação de estudantes da licenciatura com a vivência no currículo integrado.

Citas

Carvalho, A. H. D, Tavares, A. M. B. D, & Moreira, K. C. (2019). Programa de residência pedagógica como experiência integradora para as licenciaturas do IFRN. Em A. H. D. Carvalho, A. M. B. D. Tavares, & K. C. Moreira. Residência pedagógica e formação docente em debate inicial (pp. 436-456). Editora IFRN.

Imbernón, F. (2000). Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Cortez.

Kuenzer, A. Z. (2010). O Ensino Médio no plano nacional de educação 2011-2020: superando a década perdida?. Educação e Sociedade, 31 (112), 851-873. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/es/a/V3FQ7X6WwDB3vxLFRsy4Qmc/abstract/?lang=pt

Kuenzer, A. Z. (2011). A formação de professores para o Ensino Médio: velhos problemas, novos desafios. Educação e Sociedade, 32(116), 667-688. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/es/a/JB47HW4XrnBSbYT4zM5N6gh/?format=pdf&lang=pt

Morosini, M. C., Fernandes, C. M. B. (2014). Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, 5(2), 154-164. Disponível em: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.2.18875.

Publicado

2021-11-22

Cómo citar

BATISTA DO NASCIMENTO TAVARES, Andrezza aria; SOUZA DAS CHAGAS, Eduardo Francisco; ARAÚJO DOS SANTOS, Fábio Alexandre. PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: APROXIMAÇÕES COM O CURRÍCULO INTEGRADO. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 4, n. 2, 2021. DOI: 10.26694/epeduc.v4i2.13127. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/1884. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos