O ESPAÇO FÍSICO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DE MICHEL FOUCAULT E PAULO FREIRE
PHYSICAL SPACE IN SCHOOL EDUCATION: A DISCUSSION FROM MICHEL FOUCAULT AND PAULO FREIRE
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v3i2.11413Palabras clave:
Educação, Espaços físicos, Michel Foucault, Paulo Freire, Sala de aulaResumen
O objetivo do presente artigo é discutir a importância do espaço físico no processo de ensino-aprendizagem a partir dos pensamentos de Michel Foucault e de Paulo Freire. Para tanto, foi realizado o levantamento de um breve histórico sobre quais eram os posicionamentos anteriores de filósofos, professores, educadores e outros pensadores desde a antiguidade grega até os tempos contemporâneos no ocidente sobre o tema. Em seguida, são apresentados os principais pontos levantados pelo filósofo francês Michel Foucault sobre o assunto no capítulo Corpos Dóceis da terceira parte do seu livro Vigiar e Punir, de 1975, destacando os conceitos de quadriculamento, adestramento, disciplina e docilidade dos corpos, entre outros. Na sequência, é relatado o ponto de vista do educador brasileiro Paulo Freire sobre a relevância de um ambiente adequado para o melhor aproveitamento dos processos de ensino-aprendizagem discutido, entre outros assuntos, em seu livro Pedagogia do Oprimido, de 1974, com ênfase nos conceitos de círculo de cultura, forma dissertativa de ensinar, educação “bancária”, formação-deformação e ser mais, entre outros. Para tanto, utilizou-se metodologia de pesquisa qualitativa bibliográfica e de cunho exploratório. A relevância do estudo está em seu potencial de aprimorar a forma como as salas de aula são vistas e organizadas. A conclusão traz uma síntese crítica de como os dois pensamentos podem ser complementares e auxiliares no entendimento da lógica de configuração dos espaços físicos nas instituições de ensino e, consequentemente, na oportunidade de torná-los mais adequados a um processo de ensino-aprendizagem conscientizador.
Citas
ALMEIDA, C. ROCHA, L.O. Em busca de uma aproximação entre arquitetura e educação, Revista Notandum Libro. São Paulo/Porto: FEUSP, n. 13, novembro, 2009.
BARROS, R. A Educação Integral Versus o Puxadinho. In: Educação. São Paulo: Segmento, n.128, p. 28 - 35, dezembro, 2007.
BUFFA, E. PINTO.G.A. Arquitetura e Educação: Organização do Espaço e Propostas Pedagógicas dos Grupos Escolares Paulistas, 1893/1971. São Carlos: Edufscar, 2002.
FARIA FILHO, L. M. O espaço escolar como objeto da história da educação: algumas reflexões. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 141-159, jan./jun. 1998
FOUCAULT, M. Vigiar e punir. 35. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.