AMBIENTAÇÃO DE NOVOS SERVIDORES NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA E ESTUDO DE CAMPO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v8i2.7230

Keywords:

Ambientação, Servidores Públicos, Institutos Federais, Socialização Organizacional, Acolhimento

Abstract

Os processos e práticas de ambientação desempenham um papel importante na recepção e socialização de novos integrantes em ambientes de trabalho, sendo essenciais para a eficiência organizacional e o alinhamento institucional. Esta Revisão Sistemática de Literatura (RSL) investigou o estado do conhecimento sobre a ambientação de novos servidores nos Institutos Federais de Educação, com foco em estudos publicados entre 2015 e 2024, incluindo 13 trabalhos em português. Os resultados indicam que as iniciativas organizacionais de ambientação nos Institutos Federais ainda são incipientes e há uma quantidade reduzida de estudos sobre o tema, com a maioria sinalizando a falta de padronização dos processos ou a ausência dessas ações, levando à insatisfação dos servidores e a dificuldades de construção de identidades institucionais. A pesquisa de campo complementar no Instituto Federal do Pará (IFPA) confirma a insuficiência de práticas formais e revela uma melhoria a partir de 2021. A pesquisa conclui pela necessidade de programas institucionalizados para mitigar a ansiedade e estimular o pertencimento.

Author Biographies

Tiago Veloso dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, Doutor em Desenvolvimento Sustentável, Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará/Campus Belém (IFPA),

Antonia Doraci Guedes Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Mestranda do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica-ProfEPT, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará/Campus Belém (IFPA), Belém, Pará, Brasil. Assistente em Administração no IFPA.

References

BRASIL. Decreto nº 9.991, de 28 de agosto de 2019. Dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, quanto a licenças e afastamentos para ações de desenvolvimento. Brasília, DF, 2019. Disponível em: https:// www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato 20192022/2019/decreto/D9991.htm. Acesso em: 18 jun. 2023.

COSTA, Efraim Menezes de Lima et al. A inserção dos docentes ingressantes no contexto da EPT: um estudo de caso em um Instituto Federal da região Norte do Brasil. 2022. Disponível em: https://shre.ink/SzTA.Acesso em 10 de jan.2024.

CORREIA, A. da S.; MONTEZANO, L. Socialização organizacional em campus de Instituto Federal. Revista Gestão em Análise, v. 8, n. 1, p. 104-118, 2019. Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/1974-Texto%20do%20Artigo-10401-9433-10-20190430%20(7).pdf. Acesso em 13 de mai.2024.

DELVAS, Rodrigo Leandro. A importância do acolhimento e da integração na cultura organizacional: o manual de acolhimento como instrumento de socialização de novos servidores do Instituto Federal do Triângulo Mineiro-uma proposta. 2017. Disponível em: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/835. Acesso em: 20 maio 2024.

FRANÇA, Janety Rodrigues de. Socialização Organizacional: percepção dos técnicos administrativos do IFMA/Campus Buriticupu. 2017. Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/123456789810%20(1).pdf. Acesso em: 06 jun. 2024.

GENARI, Denise; IBRAHIM, Camila Vanessa Dobrovolski; IBRAHIM, Gibran Fernando. A percepção dos servidores públicos sobre a socialização organizacional: um estudo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Holos, v. 5, p. 313-328, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4815/481554850025.pdf. Acesso em: 10 maio 2024.

GORI, Deine Danielle Lelis. Socialização dos profissionais ingressantes do IFTO: acolhimento, integração e formação profissional. Orientador: Weimar Silva Castilho. 2024. Dissertação de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Campus Palmas, Palmas, TO, 2024. Disponível em: https://portal.ifto.edu.br/profept/dissertacoes/dissertacao_pe_deine_danielle_lelis_gori-1-_compressed-compactado.pdf/view. Acesso em 02 de jun. 2024

MIKOWAISKI, Gina et al. Caminhos de ambientação e socialização de novos servidores. 2019. Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/123456789196%20(2).pdf. Acesso em: 18 jun. 2024.

MIKOWAISKI, G.; VIEIRA, J. de A. Socialização de novos professores nas Instituições Federais de Ensino: conteúdos e estratégias. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 1131–1151, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2890. Acesso em: 26 jul. 2024.

MINAYO, Maria Cecília de Souza; COSTA, António Pedro. Técnicas que fazem o uso da palavra, do olhar e da empatia: pesquisa qualitativa em ação. In: Técnicas que fazem o uso da palavra, do olhar e da empatia: Pesquisa Qualitativa em Ação. 2019. p. 63-63. https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/cla-3475.Acesso em 10 de jan. de 2024.

OLIVEIRA, G. C. V. de. Aporte para a educação omnilateral: uma proposta para o acolhimento funcional de servidores públicos ingressantes no IFsul, campus Sapiranga. 2019, 65 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal Sul-rio-grandense, Charqueadas, 2019. Disponível em http://omp.ifsul.edu.br/index.php/diretorioinstitucional/catalog/download/160/19/230-1?inline=1. Acesso em 03 de jun.2024.

REGINATTO, Adriane et al. A socialização organizacional no contexto do IFRS-Campus Farroupilha: sistematização de saberes para a gestão de pessoas. 2022.

ROEVER, L. Guia Prático de Revisão Sistemática e Metanálise. 2020. Disponível em: https://konektacommerce.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/TEXT_SAMPLE_CONTENT/guia-pratico-de-revisao-sistematica-e-metanalise-178772-3.pdf. Acesso em 20 de out. 2024

SALVATINO, Cláudia Cazetta Jerônimo. Socialização, Acolhimento e Integração de Novos Servidores: Estudo de Caso no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. 2020. Dissertação de Mestrado. Instituto Politécnico do Porto (Portugal).

SAVIANI, D. et al. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis: Vozes, p. 151-168, 1994. Disponível em: https://encurtador.com.br/cKHDG. Acesso em 05 de mar.2023.

SANTOS, Valdecir. Socialização Organizacional como Princípio Educativo do Trabalho, no IF Baiano - Bahia- SSA: Uma Proposta para a Receptividade Funcional de Novos Servidores Públicos do IF Baiano. 2023.

SILVA, Francislene Rosas da. O Processo de Acolhimento Institucional e Integração dos Servidores do Instituto Federal do Acre-Campus Cruzeiro Do Sul. 2020. Disponível em: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/13. Acesso em 04 de fev. 2024.

Published

2025-08-31

How to Cite

SANTOS, Tiago Veloso dos; GUEDES ALVES, Antonia Doraci. AMBIENTAÇÃO DE NOVOS SERVIDORES NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA E ESTUDO DE CAMPO. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 1–22, 2025. DOI: 10.26694/epeduc.v8i2.7230. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/7230. Acesso em: 5 dec. 2025.