PERSPECTIVAS RESILIÊNTES DE DIRETORES ESCOLARES
PERSPECTIVAS RESILIENTES DE DIRECTORES ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v3i2.11395Keywords:
Contextos desafiantes, Diretores de escola, ResiliênciaAbstract
O presente trabalho tem como objetivo analisar a resiliência de três diretores de educação secundária em contextos desafiantes na Espanha. A resiliência é um fator de apoio e atitude que ajuda a superar as adversidades e a criar caminhos para a melhoria educacional. É utilizado o estudo de caso e a entrevista biográfica-narrativa. Os resultados mais destacados, cada um dos diretores interprete a resiliência sob perspectiva diferente, eles concordam que esta permite transformação baseada em um conjunto de valores e atitudes que atuam pela e para a justiça social, sobretudo quando se trata de contextos educacionais com adversidades.
References
FULLAN, M. The future educational change: systems thinkers in action. Journal of educational change, v. 7, n. 3, p. 113- 122, 2006.
GARMEZY, N., MASTEN, A. S. e TELLEGEN, A. The study of stress and competence in children: A building block for developmental psychopathology. Child Development, v. 55, p. 97- 111, 1984.
GONCALVES, M. Capacidad y factores de resiliencia de niños y niñas en edad escolar. Investigación y formación pedagógica. Revista del CIEGC, v. 3, n. 5, p. 26-44, 2017.
GUNTER, H. Leaders and leadership in education. London: Chapman, 2011.
GROTBERG, E. H. Taping your inner strength: How to find the resilience to deal with anything. Oakland, CA: New Harbinger Publications, 1999.
HARGREAVES, A. e FINK, D. Sustainable Leadership. San Francisco: JosseyBass, 2012.
HENDERSON, N. e MILSTEIN, M. La resiliencia en la escuela. Barcelona: Paidós, 2003.
HIGGINS, G. Resilient adults: Overcoming a cruel past. San Francisco: JosseyBass, 1994.
LEITHWOOD, K. Leadership and student learning: What works and how. En J. ROBERSTON e H. TIMPERLEY (Coord.), Leadership and learning, London: Sage, p. 41-55, 2011.
LONGSTAFF, P. Secutiry, resilience and communication in unpredictable environments such as terrorism, natural disasters and complex technology. Cambridge: Havard University, 2005.
LUTHAR, S. S. e CUSHING, G. Measurement issues in the empirical study of resilience: An overview. En M. D. GLANTZ e J. L. JOHNSON (Coord.), Resilience and development. Positive life adaptations. Nueva York: Kluver Academic, p. 129- 160, 1999.