AUTONOMIA, APRENDIZAGENS E TRABALHO COLABORATIVO: DOMÍNIOS CHAVES PARA ATITUDES PROFISSIONAIS BEM-SUCEDIDAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v7i02.6146

Palavras-chave:

Autonomia Docente; Aprendizagem; Trabalho Colaborativo; Profissionalização docente.

Resumo

O estudo aborda o trabalho colaborativo e as aprendizagens compartilhadas pelos docentes do ensino fundamental (EF) – anos iniciais, mediante o desenvolvimento da autonomia docente. A pesquisa analisou documentos e narrativas de vinte docentes. Freire (1996); Nóvoa (2009); Day (2007); Ramalho; Núñez e Gauthier (2003; 2014) apoiaram o pressuposto central: o exercício da docência, dada sua complexidade, requerer conhecimentos, saberes e habilidades inerentes à docência, dimensões estruturantes da identidade e do desenvolvimento profissional ao longo da carreira (Ramalho et al, 2003; 2014). Desempenho constante é revelado na ascensão do IDEB da escola, em dez anos: de 3,5 (2011) para 5,6 (2021), pese a influência da Covid19 em 2023 (IDEB 5.3). Dinâmicas pedagógicas nortearam o plano de gestão da escola, focado nas aprendizagens dos conhecimentos e habilidades básica do EF. A persistência e a criatividade, conduziram atividades de leitura e escrita, diagnósticos e enturmação, ações atitudinais do trabalho docente focado em resultados.

Biografia do Autor

Norma Bezerra Barros, Secretaria Municipal de Educação de Natal – SME

1 Mestre em Educação (UFRN). Professora da Educação Básica – Ensino Fundamental (SME) Natal, RN, Brasil.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8056-3879. E-mail: normabbarros26@gmail.com

Betania Leite Ramalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Betania Leite Ramalho2

Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Natal, Brasil.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0139-2416
E-mail: betania.ramalho.edu@gmail.com

Rejane Bezerra Barros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN

Rejane Bezerra Barros3

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN. Natal,

Brasil.

ORCID: https://orcid.org.0000-0001-6273-266X
E-mail: rejane.barros@ifrn.edu.br

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Publicado

2024-09-19

Como Citar

BARROS, Norma Bezerra; RAMALHO, Betania Leite; BARROS, Rejane Bezerra. AUTONOMIA, APRENDIZAGENS E TRABALHO COLABORATIVO: DOMÍNIOS CHAVES PARA ATITUDES PROFISSIONAIS BEM-SUCEDIDAS. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 7, n. 02, p. 1–23, 2024. DOI: 10.26694/epeduc.v7i02.6146. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/6146. Acesso em: 5 nov. 2024.