AUTONOMIA, APRENDIZAGENS E TRABALHO COLABORATIVO: DOMÍNIOS CHAVES PARA ATITUDES PROFISSIONAIS BEM-SUCEDIDAS
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v7i02.6146Palavras-chave:
Autonomia Docente; Aprendizagem; Trabalho Colaborativo; Profissionalização docente.Resumo
O estudo aborda o trabalho colaborativo e as aprendizagens compartilhadas pelos docentes do ensino fundamental (EF) – anos iniciais, mediante o desenvolvimento da autonomia docente. A pesquisa analisou documentos e narrativas de vinte docentes. Freire (1996); Nóvoa (2009); Day (2007); Ramalho; Núñez e Gauthier (2003; 2014) apoiaram o pressuposto central: o exercício da docência, dada sua complexidade, requerer conhecimentos, saberes e habilidades inerentes à docência, dimensões estruturantes da identidade e do desenvolvimento profissional ao longo da carreira (Ramalho et al, 2003; 2014). Desempenho constante é revelado na ascensão do IDEB da escola, em dez anos: de 3,5 (2011) para 5,6 (2021), pese a influência da Covid19 em 2023 (IDEB 5.3). Dinâmicas pedagógicas nortearam o plano de gestão da escola, focado nas aprendizagens dos conhecimentos e habilidades básica do EF. A persistência e a criatividade, conduziram atividades de leitura e escrita, diagnósticos e enturmação, ações atitudinais do trabalho docente focado em resultados.
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Autonomia, aprendizagens e trabalho colaborativo: domínios chaves para atitudes profissionais bem- sucedidas.
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