ALFABETIZAÇÃO EM PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v7i02.5830

Palavras-chave:

Síndrome de Down, Alfabetização, Consciência fonológica

Resumo

A síndrome de Down, também conhecida como trissomia do 21, é a mais comum entre as condições genéticas identificadas. Estima-se que ocorra em aproximadamente 1 a cada 800 nascimentos vivos, com variações relacionadas à idade da mãe. Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura científica sobre alfabetização na Síndrome de Down, com base em 21 artigos selecionados da base de dados Medline nos últimos 10 anos. O estudo revela uma forte correlação entre habilidades linguísticas, especialmente consciência fonológica, e o processo de alfabetização em indivíduos com Síndrome de Down. Esses resultados destacam a importância de intervenções direcionadas para o desenvolvimento da consciência fonológica como parte integrante de programas de alfabetização para essa população.

Biografia do Autor

Cristiano Pedroso, Associação para o Desenvolvimento Integral do Down – ADID

Associação para o Desenvolvimento Integral do Down – ADID. Doutor em neurociências e comportamento (USP). Coordenador Educacional na ADID, São Paulo, SP, Brasil.

Rose Dantas Nunes Sandes, Associação para o Desenvolvimento Integral do Down – ADID

Professora alfabetizadora e professora de artes. Atua na instituição ADID há 13 anos como professora alfabetizadora de pessoas com síndrome de Down e na prefeitura de São Paulo, como professora concursada. Atuante da Sala de Recursos para Atendimento Educacional Especializado AEE.

Bruna Biazoli de Oliveira, Associação para o Desenvolvimento Integral do Down – ADID

Coordenadora pedagogia, pedagoga e professora de lingua portuguêsa. Possui especialização em ABA e experiencia na atuação educacional de pessoas com síndrome de Down.

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Publicado

2024-08-31

Como Citar

PEDROSO, Cristiano; DANTAS NUNES SANDES, Rose; BIAZOLI DE OLIVEIRA, Bruna. ALFABETIZAÇÃO EM PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 7, n. 02, p. 1–13, 2024. DOI: 10.26694/epeduc.v7i02.5830. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/5830. Acesso em: 21 dez. 2024.