EDUCAÇÃO E REMIÇÃO DE PENA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA EM UMA CADEIA PÚBLICA DE CAMPO MOURÃO - PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v7i1.5720Palavras-chave:
Educação Prisional; Pedagogia; Remição de penaResumo
O presente artigo objetiva destacar as atividades pedagógicas realizadas na Cadeia Pública de Campo Mourão-PR e a importância do judiciário na remição de pena. A pesquisa, utiliza a abordagem de relato de experiência e revisão bibliográfica, enfatiza que a educação desempenha um papel fundamental no desenvolvimento humano e exerce uma função crucial na ressocialização. Contrariando a associação convencional da educação com ambientes escolares, este artigo amplia a compreensão ao demonstrar sua relevância no sistema prisional. O texto está organizado de maneira a abordar o pedagogo na educação não formal; a importância da atuação do pedagogo no sistema prisional, as atividades educacionais realizadas na unidade prisional de Campo Mourão-PR, e por fim, o papel do judiciário diante a remição de pena. Utilizamos os estudos de Paulo Freire (1987), Libâneo (1999) entre outros para discussão proposta.
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