RELAÇÃO ENTRE O FRACASSO ESCOLAR E O ATO INFRACIONAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v7i1.5330

Palavras-chave:

Adolescente em Conflito com a Lei, Práticas infracionais, Trajetória escolar.

Resumo

Compreende-se que a escola possui um papel fundamental na vida dos cidadãos pois é um espaço onde se desenvolvem processos de aprendizagem e sociabilidade necessários a vida de todos. No entanto, verifica-se que a permanência na escola ainda se torna um desafio nos dias atuais, pois mesmo existindo muitas mudanças e avanços legais dentro da política educacional brasileira, observa-se que muitos adolescentes não concluem o ensino básico, dentre esses, faz-se necessário fazer um recorte com relação aos adolescentes em conflito com a lei e destacar se há uma conexão entre o fracasso escolar e o início com a prática de atos infracionais. O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão integrativa da literatura a fim de compreender a relação entre o fracasso escolar e a prática do ato infracional. Foi feito um levantamento da literatura em setembro de 2023 nas bases de dados Periódicos CAPES e Google Acadêmico. Os descritores utilizados foram os seguintes: “Fracasso escolar” AND “Adolescente em conflito com a lei” e, em inglês, “Scholl failure” AND “Adolescent in conflict with the law” em todas as bases de dados.

Desse modo, foram selecionadas 06 produções acadêmicas sendo incluídas segundo os critérios de elegibilidade conforme a Figura 1. Os critérios de inclusão foram: artigos nos idiomas inglês e português, nos últimos cinco anos, envolvendo o conhecimento sobre a relação entre o fracasso e escolar e o ato infracional. Os critérios de exclusão foram artigos de revisão de literatura. 

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/consti/1988/constituicao-1988-5- outubro-1988-322142-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 23 set. 2023.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de Julho, 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm. Acesso em: 23 set. 2023

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro, 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1996/lei-9394-20- dezembro-1996-362578-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 24 set. 2023.

BRASIL. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD): 2019. Brasília, DF: INEP, 2019. Disponível em: ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/pesquisas/pesquisa_resultados.php?id_pesq uisa=40. Acesso em: 13 set. 2019.

CARDOSO,P.C.;FONSECA,D.C..Adolescentes autores de atos infracionais: dificuldades de acesso e permanência na escola.Psicologia &Sociedade, v.31, p.e190283,2019.

CARVALHO, A. M.; PISCINATO, M. T. Educação Formal : Decifrando o perfil educacional e a relação com o ato infracional dos adolescentes em conflito com a lei no estado da Bahia. Augusto Guzzo:revista acadêmica, São Paulo, v. 1, n. 23, p. 181-212, nov./dez. 2019.

FONSECA, D.C.; BRISTOTTI, L..Interfaces do fracasso escolar, defasagem educacional e ato infracional:a análise de processos judiciais de alunos de escola pública. Cadernos da Pedagogia. São Carlos, Ano 14, v. 14, n. 30, 2020.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

FRANCO, M.G.D.O.;BAZON,M.R..Percurso e experiência escolar de adolescentes em conflito com a lei: trajetórias possíveis. Educação em Revista,v.35, p. E183939, 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 24ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

SILVA, Giovanna Regina da. Aspectos da trajetória escolar de adolescentes em conflito com a lei. 2020. TCC, Universidade Estadual Paulisya “Júlio de Mesquita Filho” Instituto de Biociências – Rio Claro – SP, 2020.

SIMMER, H. F.. A relação da evasão escolar do adolescente e sua entrada na criminalidade. 2020. F. Dissertação (Mestrado profissional)-Programa de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação,Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus - ES, 2020.

MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

Qedu. (2022). Censo Escolar. Disponível em: Brasil: Censo Escolar | QEdu: Use dados. Transforme a educação

VOLPI, Mario (org.). O adolescente e o ato infracional. São Paulo: Cortez, 2015. 111 p.

Downloads

Publicado

2024-04-30

Como Citar

LIRA DE MENDONÇA DIAS, Fabiana Kelmene. RELAÇÃO ENTRE O FRACASSO ESCOLAR E O ATO INFRACIONAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA . Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 1–17, 2024. DOI: 10.26694/epeduc.v7i1.5330. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/5330. Acesso em: 21 nov. 2024.