A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: a atuação dos professores junto aos alunos com deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v6i1.4196

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Formação de professores, Deficiência, Aprendizagem

Resumo

A pesquisa objetiva analisar as práticas de ensino de educação inclusiva na ótica de escolas públicas do DF, compreendendo o desenvolvimento dos professores que trabalham e atuam com estudantes com necessidades educacionais especiais. O estudo encontra-se ancorado à luz de autores, como: Tardif (2008), Mantoan (2013, 2015), Carvalho (2014), Orrú (2017) que contextualizam a formação docente, o desenvolvimento infantil e a educação inclusiva. Os resultados demonstraram que os professores tem ciência sobre a educação inclusiva; no entanto, apresentam carência quanto ao conhecimento das diversas deficiências e as adoções para o uso de recursos e atividades diferenciadas, para trabalhar na sala de aula com os alunos que apresentam alguma limitação. Concluímos que a formação continuada se torna um viés de superação e avanço nas práticas pedagógicas no contexto escolar, de modo a tornar mais significativo o olhar do professor em relação aos seus alunos.

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Publicado

2023-04-18

Como Citar

DANTAS, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto; FREITAS, Erika Rodrigues de; SILVA, Dayana Tainá Alves da. A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: a atuação dos professores junto aos alunos com deficiência. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 01–17, 2023. DOI: 10.26694/epeduc.v6i1.4196. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/4196. Acesso em: 23 nov. 2024.