DESAFIOS DOS DOCENTES DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA COVID 19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v6i3.4167

Palavras-chave:

Educação. Pademia. Dificuldades docentes.

Resumo

A pandemia causou enormes mudanças e desafios na sociedade. Um dos setores que mais sofreram com essas transformações foi a educação. Diante disso, foi necessário adequar-se a esse novo cenário, principalmente, o corpo docente, que tiveram seus desafios triplicados em quesito de ensino e aprendizagem dos alunos, além de vários outros fatores que dificultaram esse processo. Desta forma, este artigo tem como objetivo geral compreender os desafios enfrentados pelos docentes no ensino de ciências do 6° ao 9° ano do ensino fundamental de escolas públicas só município de Teresina em contexto pandêmico. Especificamente pretende-se: refletir sobre o ensino no contexto da COVID 19; discutir o processo de profissionalização docente e sua relação com os desafios da docência e identificar os desafios da docência em ciências naturais em tempos de pandemia. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica e de campo. A busca dos dados foi realizada através de uma pesquisa pela plataforma Google Forms, onde foram enviadas perguntas abertas e fechadas para os docentes de escolas públicas que ministram aula em turmas de 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental sobre os principais desafios e dificuldades enfrentados por eles nesse período de pandemia. A análise e discussão dos dados evidenciaram que as dificuldades docentes se intensificaram ainda mais por conta do despreparo e carência deles, em questão de formação continuada, pois saíram totalmente da rotina. Portanto, concluímos que as dificuldades vivenciadas pelos docentes nesse período de pandemia acarretaram que ficassem mais “preparados” para um mundo de ensino-aprendizagem mais diversificado, utilizando-se da tecnologia como instrumento base para repasse e orientação de conhecimentos.

Referências

PEREIRA, Elmara de Souza. Educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. jul./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/7127/5030. Acesso em: 14 de nov. 2021.

SOUSA, Maria José da Silva; SILVA, Raniele Marques. Educação e ensino remoto em tempos de pandemia: desafios e desencontros. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/74287. Acesso em: 14 de nov. 2021.

SILVA, Marlon André; WITTIZORECKI, Elisandro Schultz; Reflexões acerca da proletarização, da profissionalização e do trabalho docente: desafio a formação inicial dos professores. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/104940/000912994.pdf?sequence=1. Acesso em: 18 nov. 2021

VAGULA, Edilaine. A formação profissional e a prática docente. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_edilaine_vagula.pdf. Acesso em: 15 de nov. 2021.

BRASIL. Portaria n°544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus Covid-19. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872. Acesso em: 15 nov. 2021

CORRÊA, Humberto dos Santos. Formação de professores: abordagens conceituais e realidade de algumas práticas realizadas no contexto brasileiro. Disponível em: https://portal.estacio.br/media/4441/8-resenha-forma%C3%A7%C3%A3o-de-professores-abordagens.pdf. Acesso em: 15 de nov.2021.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução de Luís A. Reto e Augusto Pinheiro. 5ed. Lisboa: Edições 70, 2009.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. p. 331. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 14 dez. 2021

HENNIG, Andressa Silva; MOURA, Gilnei Luiz de; CUNHA, Daniele Estivalete; FIGUEIRA, Kristina Kieling; HORBE, Tatiane de Andrade Neves; GASPARRY, Eliana. Análise de conteúdo: fazemos o que dizemos? Um levantamento de estudos que dizem adotar a técnica. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/2013_EnEPQ76.pdf. Acesso em: 09 de abril 2022.

CÂMARA, Rosana Hoffman. Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/gerais/v6n2/v6n2a03.pdf. Acesso em: 09 de abril 2022.

Projeto desonera compra de celulares e computadores por professores e alunos da rede pública. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/683250-projeto-desonera-compra-de-celulares-e-computadores-por-professores-e-alunos-da-rede-publica/#:~:text=O%20Projeto%20de%20Lei%204084,o%20PIS%2FPasep%20e%20da. Acesso em: 16 de abril 2022.

MARQUESIN, Denise Filomena Bagne. Ser professor: a profissionalização, o profissionalismo e a constituição da profissionalidade docente. Disponível em: https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaEducacao/article/view/948. Acesso em: 16 de abril 2022.

VIEIRA, Josimar de Aparecido; OLIVEIRA, Reginaldo de Lima; STELMACH, Cibele Savi. Formação e profissionalização de professores: a identidade profissional em questão. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/2472#:~:text=Por%20se%20tratar%20de%20tema,da%20identidade%20profissional%20dos%20professores. Acesso em: 16 de abril 2022.

Downloads

Publicado

2023-12-28

Como Citar

MENDES FEITOSA SOARES , A. .; FERNANDES DA SILVA E SILVA, I. DESAFIOS DOS DOCENTES DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA COVID 19. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 1 - 23, 2023. DOI: 10.26694/epeduc.v6i3.4167. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/4167. Acesso em: 2 mar. 2024.