DESAFIOS DOS DOCENTES DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA COVID 19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v6i3.4167

Palavras-chave:

Educação. Pademia. Dificuldades docentes.

Resumo

A pandemia causou enormes mudanças e desafios na sociedade. Um dos setores que mais sofreram com essas transformações foi a educação. Diante disso, foi necessário adequar-se a esse novo cenário, principalmente, o corpo docente, que tiveram seus desafios triplicados em quesito de ensino e aprendizagem dos alunos, além de vários outros fatores que dificultaram esse processo. Desta forma, este artigo tem como objetivo geral compreender os desafios enfrentados pelos docentes no ensino de ciências do 6° ao 9° ano do ensino fundamental de escolas públicas só município de Teresina em contexto pandêmico. Especificamente pretende-se: refletir sobre o ensino no contexto da COVID 19; discutir o processo de profissionalização docente e sua relação com os desafios da docência e identificar os desafios da docência em ciências naturais em tempos de pandemia. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica e de campo. A busca dos dados foi realizada através de uma pesquisa pela plataforma Google Forms, onde foram enviadas perguntas abertas e fechadas para os docentes de escolas públicas que ministram aula em turmas de 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental sobre os principais desafios e dificuldades enfrentados por eles nesse período de pandemia. A análise e discussão dos dados evidenciaram que as dificuldades docentes se intensificaram ainda mais por conta do despreparo e carência deles, em questão de formação continuada, pois saíram totalmente da rotina. Portanto, concluímos que as dificuldades vivenciadas pelos docentes nesse período de pandemia acarretaram que ficassem mais “preparados” para um mundo de ensino-aprendizagem mais diversificado, utilizando-se da tecnologia como instrumento base para repasse e orientação de conhecimentos.

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

MENDES FEITOSA SOARES , Antonina; FERNANDES DA SILVA E SILVA, Iracema. DESAFIOS DOS DOCENTES DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA COVID 19. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 1–23, 2023. DOI: 10.26694/epeduc.v6i3.4167. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/4167. Acesso em: 22 dez. 2024.