PEDAGOGIA, DIDÁTICA E FORMAÇÃO: interfaces da atuação em espaços não-escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v6i1.4069

Palavras-chave:

Pedagogia; Didática; Espaços não-escolares; Campos de atuação de Pedagogos; Estágio

Resumo

Este artigo tem como objetivo lançar um olhar sobre o caráter epistemológico da pedagogia enquanto ciência, observando-se como essa formação está alinhada ou não a um projeto de sociedade, cujas bases científicas, técnicas, éticas e políticas estão ancoradas na formação do acadêmico dos Cursos de Pedagogia. Nesta perspectiva, propõe-se apresentar o lugar da didática como prática pedagógica, refletindo sua historicidade e intencionalidade no campo de ensino, a estrutura da prática pedagógica, articulando-se ao objeto da pedagogia e a atuação de pedagogos(as). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujas análises e reflexões estão pautadas nos estudos de Brandão, Libâneo, Franco, entre outros(as) pesquisadores, considerando a atual conjuntura político-social, na qual manifestam-se debates, críticas e proposições sobre os cursos de pedagogia no Brasil. Traz-se, para o centro dessas reflexões, as experiências tecidas nos espaços não-escolares, vivenciadas pelos discentes do Curso de Pedagogia na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

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UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ. Projeto pedagógico do curso de licenciatura em pedagogia. Sobral, CE, 2018

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Publicado

2023-04-18

Como Citar

LINHARES, Maria Isabel Silva Bezerra; OLIVEIRA DE ALMEIDA, Nadja Rinelle; SILVA SOARES, Ana Cristina. PEDAGOGIA, DIDÁTICA E FORMAÇÃO: interfaces da atuação em espaços não-escolares. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 01–23, 2023. DOI: 10.26694/epeduc.v6i1.4069. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/4069. Acesso em: 8 out. 2024.