PEDAGOGIA, DIDÁTICA E FORMAÇÃO: interfaces da atuação em espaços não-escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v6i1.4069

Palavras-chave:

Pedagogia; Didática; Espaços não-escolares; Campos de atuação de Pedagogos; Estágio

Resumo

Este artigo tem como objetivo lançar um olhar sobre o caráter epistemológico da pedagogia enquanto ciência, observando-se como essa formação está alinhada ou não a um projeto de sociedade, cujas bases científicas, técnicas, éticas e políticas estão ancoradas na formação do acadêmico dos Cursos de Pedagogia. Nesta perspectiva, propõe-se apresentar o lugar da didática como prática pedagógica, refletindo sua historicidade e intencionalidade no campo de ensino, a estrutura da prática pedagógica, articulando-se ao objeto da pedagogia e a atuação de pedagogos(as). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujas análises e reflexões estão pautadas nos estudos de Brandão, Libâneo, Franco, entre outros(as) pesquisadores, considerando a atual conjuntura político-social, na qual manifestam-se debates, críticas e proposições sobre os cursos de pedagogia no Brasil. Traz-se, para o centro dessas reflexões, as experiências tecidas nos espaços não-escolares, vivenciadas pelos discentes do Curso de Pedagogia na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Referências

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, seção 1, p.11,16 de maio de 2006.

BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Diário Oficial da União. Brasília de 20 de dezembro de 2019, Seção 1, p. 142.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Roda de conversa sobre educação popular e o pensamento freirano. Palestra ministrada para o Encontro de Coordenadores e Professores de Estágio Supervisionado da UVA. YouTube. Ano de 2020. Disponível em: Roda de conversa sobre Educação Popular e o pensamento freiriano. - YouTube. Acesso em: 20 fev. 2023.

COSTA, Elenice Araújo da. Itinerário da formação acadêmica: um relato de experiência sobre a atuação do pedagogo em espaços não-formais. 2021. 38 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Filosofia, Letras e Educação, Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, CE, 2021.

FAGUNDES, Maurício Cesar Vitoria; BRAGA, Maria Margarete S. de Carvalho; BRANDÃO, Carlos Rodrigues. NARRATIVAS E DIÁLOGOS ACERCA DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: ENTREVISTA COM CARLOS RODRIGUES BRANDÃO. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.16, n.4, p. 937 – 961 out./dez.2018 e-ISSN: 1809-3876 Programa de Pós-graduação Educação: Currículo – PUC/SP http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum.

FARIAS, Isabel Maria Sabino de et al. Didática e docência: Aprendendo com a profissão. 4ª ed. Brasília: Liber Livro, 2014.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Diálogos Pedagógicos: Pedagogia como ciência da educação. Palestra ministrada para o Campus VII UNEB. Youtube. Ano de 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6ewJ4f1jUkU&t=1664s. Acesso em: 16 fev. 2022.

__________________________. Didática para quê? Didática para quem? Reflexões a partir de seu objeto. ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO – Endipe, v. 17, 2014.

FRANCO, Maria Amelia Santoro, LIBÂNEO, Jose Carlos; PIMENTA, Selma Garrido. As dimensões constitutivas da Pedagogia como campo de conhecimento. Educação Em Foco, 14(17), 55–78. 2011. https://doi.org/10.24934/eef.v14i17.103

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 7ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

___________. Pedagogia do oprimido. 25ª. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Rev. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.14, n.50, p.27-38, jan./mar. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/s5xg9Zy7sWHxV5H54GYydfQ/?lang=pt. Acesso em: 16 fev. 2023.

LIBÂNEO, José Carlos; FERREIRA, Liliana Soares; MEDEIROS, Emerson Augusto de; ARAÚJO, Osmar Hélio Alves. Entrevista com o professor José Carlos Libâneo- o curso de pedagogia no balanço das políticas educacionais. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar. Mossoró, v. 8, n. 27, 2022. Disponível em: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4250. Acesso em: 16 fev. 2023.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

LIBANEO, José Carlos. A Integração entre Didática e Epistemologia das Disciplinas: Uma via para a Renovação dos Conteúdos da Didática In. DALNE, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas [et al.]. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

MEDEIROS, Emerson Augusto de. et al. O Curso de Pedagogia e a Resolução CNE/CP Nº 2 de 2019: Formação de pedagogos e pedagogas para quê? Para quem? Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar. Mossoró, v. 8, n. 27, 2022. Disponível em: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4309. Acesso em: 16 fev. 2023.

MOREIRA, Jefferson da Silva; FRANCO, Maria Amélia Santoro; MASCARENHAS, Aline Daiane Nunes. Formação de pedagogos(as): imprecisões da Base Nacional Comum de Formação de Professores. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, Mossoró, v. 8, n. 27, out., 2022. Disponível em: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3858. Acesso em: 16 fev. 2023.

ORZECHOWSKI, Suzete Terezinha; CROCE, Marta. Pedagogia e processos formativos para a gestão educacional. Curso de extensão Pedagogia como ciência da Educação: Historicidade, políticas e processos formativos. Youtube. Ano de 2022. Disponível em: Encontro 07 - Pedagogia e processos formativos para a gestão educacional - YouTube. Acesso em: 05 marc. 2023.

PIMENTA, Selma Garrido; PINTO, Umberto de Andrade; SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. A Pedagogia como lócus de formação profissional de educadores(as): desafios epistemológicos e curriculares. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2015528, p. 1-20, 2020.

PIMENTA, Selma Garrido (Org.) Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2002

PIMENTA, Selma Garrido (org). Didática e Formação de Professores: percursos e perspectivas no Brasil e Portugal. São Paulo: Cortez, 1997.

SAVIANI, Dermeval. Histórias das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2008.

SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima Severo; SANTOS, Elzanir dos; AZERÊDO, Maria Alves de. Dilemas epistemológicos e formativos da pedagogia: registros de uma experiência de estudo entre docentes formadores/as. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, Mossoró, v. 8, n. 27, out., 2022. Disponível em: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4007. Acesso em: 16 fev. 2022.

SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima Severo; SBARDELOTTO, Vanice Schossler; PORTELINHA, Ângela Maria Silveira. O Curso de Pedagogia no Brasil: Configurações curriculares e dilemas profissionais. Curso de extensão Pedagogia como ciência da Educação: Historicidade, políticas e processos formativos. Youtube. Ano de 2022. Disponível em: Encontro 04 - O Curso de Pedagogia no Brasil - configurações curriculares e dilemas profissionais - YouTube. Acesso em: 16 fev. 2023.

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ. Projeto pedagógico do curso de licenciatura em pedagogia. Sobral, CE, 2018

Downloads

Publicado

2023-04-18

Como Citar

LINHARES, M. I. S. B.; OLIVEIRA DE ALMEIDA, N. R. .; SILVA SOARES, A. C. PEDAGOGIA, DIDÁTICA E FORMAÇÃO: interfaces da atuação em espaços não-escolares. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 01-23, 2023. DOI: 10.26694/epeduc.v6i1.4069. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/4069. Acesso em: 25 abr. 2024.