CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA VIGOTSKIANA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v6i2.4057Palavras-chave:
Vigotski; Aprendizagem; Ação PedagógicaResumo
O presente trabalho tem como objetivo dialogar com as contribuições de Lev Semionovitch Vigotski para a ação pedagógica de docentes que atuam nas etapas iniciais da educação básica. O apoio teórico para alcançar esse objetivo foi delineado a partir das ideias do próprio autor, além de Duarte (2016), Líbâneo (2010) e Prestes (2012). Trata-se de uma pesquisa do tipo bibliográfica na qual buscamos discutir as contribuições dos conceitos vigotskianos de zona de desenvolvimento iminente, desenvolvimento e a relação entre aprendizagem e desenvolvimento para apoiar o trabalho pedagógico dos educadores.
Referências
RUTHERFORD, Adam. O livro dos humanos: a história de como nos tornamos quem somos. Tradução de Catharina Pinheiro. Rio de Janeiro: Record, 2020.
DUARTE, Newton. Os conteúdos escolares e a ressureição dos mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê?. 12. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.
PRESTES, Zoia. Quando não é quase a mesma coisa: traduções de Lev Semionocitch Vigotski no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
PRESTES, Zoia; TUNES, Elisabeth. (Org.). 7 aulas de L. S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia. Tradução Zoia Prestes, Elisabeth Tunes, Cláudia da Costa. Rio de Janeiro: E-Papers, 2018.
SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. 7. Ed. Tradução José Cipolla Neto e outros. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
VIGOTSKI, Lev Semionovtch. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. 2. Ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.
VIGOTSKI, Lev Semionovtch. O desenvolvimento psicológico na infância. Tradução Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fonte, 1998.
VIGOTSKI, Lev Semionovtch. Psicologia pedagógica. Tradução de Paulo Bezerra. 3. Ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
VIGOTSKI, Lev Semionovtch. Imaginação e criatividade na infância. Tradução de Solange Affeche. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.
VIGOTSKI, Lev Semionovtch. Imaginação e criação na infância. Tradução de Zoia Prestes e Elisabeth Tunes. São Paulo: Expressão Popular, 2018.