CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA VIGOTSKIANA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v6i2.4057

Palavras-chave:

Vigotski; Aprendizagem; Ação Pedagógica

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo dialogar com as contribuições de Lev Semionovitch Vigotski para a ação pedagógica de docentes que atuam nas etapas iniciais da educação básica. O apoio teórico para alcançar esse objetivo foi delineado a partir das ideias do próprio autor, além de Duarte (2016), Líbâneo (2010) e Prestes (2012). Trata-se de uma pesquisa do tipo bibliográfica na qual buscamos discutir as contribuições dos conceitos vigotskianos de zona de desenvolvimento iminente, desenvolvimento e a relação entre aprendizagem e desenvolvimento para apoiar o trabalho pedagógico dos educadores.

Biografia do Autor

Roberto Fernandes, Universidade Federal do Ceará - UFC

Graduado em Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal do Ceará. integrante do Grupo de
Estudo e Pesquisa Docência e Alfabetização (DOCA) na UFC. Professor da Rede Municipal de Fortaleza, Ceará, Brasil. 

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Publicado

2023-08-18

Como Citar

FERNANDES, Roberto. CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA VIGOTSKIANA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 1–15, 2023. DOI: 10.26694/epeduc.v6i2.4057. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/4057. Acesso em: 5 nov. 2024.