EDUCAÇÃO PÓS-PANDEMIA: OS IMPACTOS DA COVID-19 SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v6i2.4055Palavras-chave:
Covid-19;Ensino-aprendizagem;ProfessoresResumo
O ano de 2020 foi marcado pela eclosão do SARS-CoV-2, denominado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Covid-19. Assim, as aulas que antes eram ministradas presencialmente foram migradas para o sistema remoto de ensino. O objetivo deste estudo é discutir e problematizar, a partir do ponto de vista de um grupo de professores que trabalham em escolas públicas, os impactos que a pandemia da Covid-19 teve sobre o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, e desta maneira apontar quais os desafios das escolas pós-pandemia. A metodologia utilizada foi o questionário. Os professores avaliaram negativamente o ensino-aprendizagem durante a pandemia, apontaram diversas dificuldades que os alunos vão apresentar quando houver o retorno presencial das aulas, e ainda afirmaram que as escolas vão ter que se preparar para lidar com as dificuldades de leitura, escrita, interpretação, analfabetismo, convivência, adaptação, socialização, entre outros.
Referências
ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede, v. 7, n. 1, p. 257-275. 2020.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Educação escolar e pandemia. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v.13, n. 1, p.8-16. 2020.
ORTEGA, Lenise Maria Ribeiro; ROCHA, Vitor Fiuza. O dia depois de amanhã – na realidade e nas mentes – o que esperar da escola pós-pandemia? Revista Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v. 13, n.1, p.302-314. 2020.
MELO, Waisenhowerk Vieira de.; BIANCHI, Cristina dos Santo. Discutindo estratégias para a construção de questionários como ferramenta de pesquisa. R. B. E. C. T, v.8, n. 3, p. 43-59, mai-ago.2015.
OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro; LISBÔA, Eliene Soares dos Santos; SANTIAGO, Nilza Bernardes. Pandemia do coronavírus e seus impactos na área educacional. Revista Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v. 13, n.1, p.17-24. 2020.
OLIVEIRA, José Clovis Pereira de.; OLIVEIRA, Antonio Leonilde de.; MARINHO, Francisco de Assis Marinho.; SILVA, Gessione Morais da.; SILVA, Cícero Nilton Moreira da. O questionário, o formulário e a entrevista como instrumentos de coleta de dados: vantagens e desvantagens do seu uso na pesquisa de campo em ciências humanas. Anais III CONEDU: Congresso nacional de educação, Campina Grande: Realize Editora, 2016.
SAVIANI, Dermeval. História da história da educação no Brasil: um balanço prévio e necessário. Eccos – Revista Científica, [S.L.], v. 10, p. 147-168, nov. 2008a.
SAVIANI, Dermeval. POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA: LIMITES E PERSPECTIVAS. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, n. 24, p. 7-16, jun.2008b.
SAVIANI, Demerval.; GALVÃO, Ana Carolina.“Educação na Pandemia: a falácia do ensino remoto”. Universidade e Sociedade ANDES-SN, ano XXXI, janeiro.2021.
SENHORAS, Elói Martins. Impactos da pandemia da covid-19 na educação. Conedu:VII Congresso Nacional de Educação. 2020.
WENCZENOVICZ, Tais Janaina. Ensino a distância, dificuldades presenciais: perspectivas em tempos de covid-19. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 4, p. 1750-1768, out./dez. 2020.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Tradução de Ernani F da Rosa. Porto Alegre: Artimed, 1998.
ZANARDI, Teodoro Adriano Costa.; OLIVEIRA, Cleidiane Lemes de.; SANTOS, Deisy Ferreira dos. Enem em tempos de pandemia: a evidente desigualdade do Sistema Educacional Brasileiro. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v.13, n.1, p.25-36, 2020.