EDUCAÇÃO PÓS-PANDEMIA: OS IMPACTOS DA COVID-19 SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v6i2.4055

Palavras-chave:

Covid-19;Ensino-aprendizagem;Professores

Resumo

O ano de 2020 foi marcado pela eclosão do SARS-CoV-2, denominado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Covid-19. Assim, as aulas que antes eram ministradas presencialmente foram migradas para o sistema remoto de ensino. O objetivo deste estudo é discutir e problematizar, a partir do ponto de vista de um grupo de professores que trabalham em escolas públicas, os impactos que a pandemia da Covid-19 teve sobre o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, e desta maneira apontar quais os desafios das escolas pós-pandemia. A metodologia utilizada foi o questionário. Os professores avaliaram negativamente o ensino-aprendizagem durante a pandemia, apontaram diversas dificuldades que os alunos vão apresentar quando houver o retorno presencial das aulas, e ainda afirmaram que as escolas vão ter que se preparar para lidar com as dificuldades de leitura, escrita, interpretação, analfabetismo, convivência, adaptação, socialização, entre outros.

Biografia do Autor

Lessandro de Freitas, Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais -PUCMINAS

Doutorando em educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais -PUCMINAS. Professor de
educação básica, Prefeitura Municipal de Juatuba-PMJ, Juatuba, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

2023-08-18

Como Citar

DE FREITAS, L. EDUCAÇÃO PÓS-PANDEMIA: OS IMPACTOS DA COVID-19 SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 1-16, 2023. DOI: 10.26694/epeduc.v6i2.4055. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/4055. Acesso em: 15 abr. 2024.