PEDAGOGIA E PRÁTICA DOCENTE: Temáticas nos manuais e livros pedagógicos publicados a partir de 2010

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v6i1.4051

Palavras-chave:

Manuais pedagógicos;, Formação de Professores;, Pedagogia

Resumo

A pesquisa teve como objetivo analisar as temáticas abordadas em manuais/livros de Pedagogia e Prática Docente, publicados a partir de 2010. Os manuais pedagógicos são reveladores do código disciplinar da Pedagogia e Prática docente, tal como afirma Cuesta Fernandez (1998). Tem-se como questão: quais têm sido os conhecimentos e reflexões propostas à formação de professores nestes últimos anos? Como metodologia optou-se pela pesquisa qualitativa e exploratória na qual foram analisados sumários de 14 manuais/livros. Defende-se que é preciso aprofundar debates no âmbito dos manuais e livros pedagógicos sobre temáticas que evidenciem quais são os elementos essenciais para além das metodologias e técnicas de ensino, ampliando as discussões sobre o caráter interdisciplinar da Pedagogia. Na pesquisa, destacaram-se as temáticas: Formação inicial e continuada; Currículo, Cultura escolar, Profissionalidade e papel do professor, Práticas inovadoras. Essas temáticas revelam a complexidade de elementos que envolvem o currículo, a Pedagogia e a Prática Docente.

Biografia do Autor

Léia de Cássia Fernandes Hegeto, UFPR - Universidade Federal do Paraná

Professora Adjunta A do Setor de Educação, Departamento de Planejamento e Administração Escolar (DEPLAE), da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Linha de Pesquisa "Cultura, Escola e processos formativos em educação"/UFPR. Tem doutorado em Educação realizado no programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) na linha de Cultura Escola e Ensino. Possui mestrado em Educação (UEM) e graduação em Pedagogia (UEM, 2001). É coordenadora do Projeto de Extensão "Planejamento na Organização do trabalho Pedagógico" (UFPR). É coordenadora do Projeto de Pesquisa "Leituras para professores: análise de manuais pedagógicos publicados a partir de 2010". Atua como Membro de Departamento no CEALI (Centro de Articulação nas Licenciaturas da UFPR). Atua nos Grupos de Pesquisa: 1) Observatório de culturas e processos políticos-pedagógicos (OCUPP), 2) Formação Docente, currículo e práticas: processos culturais contemporâneos (GPFOR). Atua no Grupo de Estudos de Currículo (GDEC - UFPR). Tem experiência como professora no Ensino Superior na área de Educação atuando com as seguintes temáticas: Formação de Professores, Organização do Trabalho Pedagógico, Prática Pedagógica, Manuais pedagógicos, Leituras para professores, Gestão Escolar, Planejamento escolar e de ensino.

Yan Soares da Silva, Universidade Federal do Paraná

Estuda Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal do Paraná; Tem bacharelado em Tradução (CIOL). Já atuou como Professor de Espanhol como Língua Estrangeira na Red House International School e tutor de língua portuguesa como segunda língua na comunidade Italki. E-mail: yansoaressilva44@gmail.com. Tem Altas Habilidades/Superdotação; 

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Publicado

2023-04-18

Como Citar

FERNANDES HEGETO, L. de C.; SILVA, Y. S. da . PEDAGOGIA E PRÁTICA DOCENTE: Temáticas nos manuais e livros pedagógicos publicados a partir de 2010. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 01-21, 2023. DOI: 10.26694/epeduc.v6i1.4051. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/4051. Acesso em: 20 abr. 2024.