PEDAGOGIA E PRÁTICA DOCENTE: Temáticas nos manuais e livros pedagógicos publicados a partir de 2010

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v6i1.4051

Palavras-chave:

Manuais pedagógicos;, Formação de Professores;, Pedagogia

Resumo

A pesquisa teve como objetivo analisar as temáticas abordadas em manuais/livros de Pedagogia e Prática Docente, publicados a partir de 2010. Os manuais pedagógicos são reveladores do código disciplinar da Pedagogia e Prática docente, tal como afirma Cuesta Fernandez (1998). Tem-se como questão: quais têm sido os conhecimentos e reflexões propostas à formação de professores nestes últimos anos? Como metodologia optou-se pela pesquisa qualitativa e exploratória na qual foram analisados sumários de 14 manuais/livros. Defende-se que é preciso aprofundar debates no âmbito dos manuais e livros pedagógicos sobre temáticas que evidenciem quais são os elementos essenciais para além das metodologias e técnicas de ensino, ampliando as discussões sobre o caráter interdisciplinar da Pedagogia. Na pesquisa, destacaram-se as temáticas: Formação inicial e continuada; Currículo, Cultura escolar, Profissionalidade e papel do professor, Práticas inovadoras. Essas temáticas revelam a complexidade de elementos que envolvem o currículo, a Pedagogia e a Prática Docente.

Biografia do Autor

Léia de Cássia Fernandes Hegeto, UFPR - Universidade Federal do Paraná

Professora Adjunta A do Setor de Educação, Departamento de Planejamento e Administração Escolar (DEPLAE), da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Linha de Pesquisa "Cultura, Escola e processos formativos em educação"/UFPR. Tem doutorado em Educação realizado no programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) na linha de Cultura Escola e Ensino. Possui mestrado em Educação (UEM) e graduação em Pedagogia (UEM, 2001). É coordenadora do Projeto de Extensão "Planejamento na Organização do trabalho Pedagógico" (UFPR). É coordenadora do Projeto de Pesquisa "Leituras para professores: análise de manuais pedagógicos publicados a partir de 2010". Atua como Membro de Departamento no CEALI (Centro de Articulação nas Licenciaturas da UFPR). Atua nos Grupos de Pesquisa: 1) Observatório de culturas e processos políticos-pedagógicos (OCUPP), 2) Formação Docente, currículo e práticas: processos culturais contemporâneos (GPFOR). Atua no Grupo de Estudos de Currículo (GDEC - UFPR). Tem experiência como professora no Ensino Superior na área de Educação atuando com as seguintes temáticas: Formação de Professores, Organização do Trabalho Pedagógico, Prática Pedagógica, Manuais pedagógicos, Leituras para professores, Gestão Escolar, Planejamento escolar e de ensino.

Yan Soares da Silva, Universidade Federal do Paraná

Estuda Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal do Paraná; Tem bacharelado em Tradução (CIOL). Já atuou como Professor de Espanhol como Língua Estrangeira na Red House International School e tutor de língua portuguesa como segunda língua na comunidade Italki. E-mail: yansoaressilva44@gmail.com. Tem Altas Habilidades/Superdotação; 

Referências

ALARCÃO, Isabel; ROLDÃO, Maria do Céu. Um passo importante no desenvolvimento profissional dos Professores: o ano de indução. Formação Docente: Revista Brasileira de Pesquisa de Formação de Professores. Belo Horizonte, v. 06, n. 11, p. 109-126, ago./dez., 2014. Disponível em: <https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/108>. Acesso em: 22 de ago. de 2021.

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. As Hierarquias do Silêncio: não-ditos significativos no momento de se realizar um estudo de história da historiografia. ANPUH, 30° Simpósio Nacional de História. Recife, 2019. Disponível em: <https://www.snh2019.anpuh.org/resources/anais/8/1552567638_ARQUIVO_Ashierarquiasdosilencio.pdf>. Acesso em: 25/10/2021.

ANDRÉ, Marli. Práticas Inovadores na formação de professores. Campinas: Papirus, 2017. v. 1. 287p .

ARAÚJO, Márcia Baiersdorf. Ensaios sobre a aula: narrativas e reflexões da docência. IBPEX. Curitiba, Paraná. 2010. v. 1. 140p

ARROYO, Miguel González. Currículo, Território em Disputa. 5 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. 374p

BARBOSA, Gislene Aparecida da Silva. SOUZA, Marcos Leonel de. (Org). Contribuições Metodológicas Para a Prática Docente - Teorias e Reflexões Sobre o Ensino. CRV. Curitiba, Brasil. 2018.

BARBOSA, Marinalva Vieira (Org). A Boniteza de Ensinar e a Identidade do Professor na Contemporaneidade. Coleção faz A-parecer. 01. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2015. v. 01. 407p .

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de: RETO, L.A.; PINHEIRO, A. São Paulo: Edições 70, 2011.

BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.

BUFREM, Leilah Santiago; SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos; GARCIA, Tania Maria Figueiredo Braga. Os manuais destinados a professores como fontes para a história das formas de ensinar. Revista HISTEDBR. On-line, Campinas, n. 22, pp. 120-130, jun. 2006. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/his/a/54Mr6qh6TkrRLXnqjfbF3sQ/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 14 de set. de 2020.

CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos Avançados, São Paulo , v. 5, n.11, p. 173-191, abril 1991. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141991000100010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: setembro de 2020.

CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 30, n. 3, p. 549-566, set./dez. 2004. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ep/a/GNrkGpgQnmdcxwKQ4VDTgNQ/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 13 de nov. de 2020.

CORREIA, Antonio C. Olhar a escola através dos livros de texto para formação de professores. São Paulo, 2000. mimeo. Apres. no Seminário de Estudos, São Paulo, Feusp, 2000.

CORRÊA, Barbara Raquel do Prado Gimenez. BEHRENS, Maria Aparecida. Ser professor: teoria e prática em uma visão paradigmática. Petrópolis: Vozes, 2014. p. 50-72.

CUESTA FERNANDEZ, Raimundo. Clío en las aulas: la enseñanza de la historia en España entre reformas, ilusiones y rutinas. Madrid: Akal, 1998.

CUNHA, Maria Isabel da. Inovações na educação superior: impactos na prática pedagógica e nos saberes da docência. Em Aberto, v. 29, n. 97. 2016. Disponível em: <http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3172/2907>. Acesso em: 14 de dez. de 2020.

CRUZ, Gisele Barreto da; FARIAS, Isabel Maria. Sabino de; HOBOLD, Márcia de Souza. Indução profissional e o início do trabalho docente: debates e necessidades. Revista Eletrônica de Educação, v.14, 1-15, e4149114, jan./dez. 2020. Disponível em: <http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4149/1081>. Acesso em: 18 de fev. de 2021.

DANTAS, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto. Profissão docente: formação, saberes e práticas. 1. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2019. v. 1. 276p .

DOMINGUES, Gleyds. Por que ensino, como ensino? Santos Editora. Curitiba, 2017.

ELIAS, Nobert. Introdução à Sociologia. Braga: Edições 70, 1980.

ENS, Romilda Teodora. Trabalho do Professor e Saberes Docentes. 2 ed. Curitiba: Champagnat, 2012. 269p.

FERREIRA, Jacques de Lima. (Org). Formação de professores: Teoria e prática pedagógica. Petrópolis, RJ. Vozes. 2014.

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Pedagogia como ciência da educação. São Paulo: Cortez, 2ª Ed. 2008. 167p .

________, Maria Amélia do Rosário Santoro. Pedagogia e prática docente. 1. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2012. 225p .

GARCIA, Tânia Maria F. Braga; SILVA, Vivian Batista da. De como ensinar: traços paradigmáticos nos manuais pedagógicos e perspectivas de investigação (1870-2015). Educar em rev., Curitiba , v. 35, n. 77, p. 135-158, Out. 2019. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602019000500135&lng=en&nrm=iso>. acesso em 17 Fev. 2021. https://doi.org/10.1590/0104-4060.69326.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista brasileira de história da educação. n°1 jan/jun. 2001. Disponível em: <http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39195>. Acesso em: 17 de jan. de 2021.

JUNGES, Kelen dos Santos. (org.) Formação Docente: Tendências, saberes e práticas. Editora CRV. Curitiba: Brasil. 2017. 298p.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortês, 2010.

NÓVOA, Antonio. (org.). Os professores e sua formação. Lisboa: DOM Quixote, 1992.

PIMENTA, Jussara Santos. (org.). Docência, formação e práticas: Experiências e Pesquisas. Paco Editora. 2019.

PIMENTA, Selma Garrido. et.al. Pedagogia, ciência da educação? São Paulo: Cortez, 1996.

PROENÇA, Maria Alice. Prática docente: a abordagem de Reggio Emilia e o trabalho com projetos, portfólios e redes formativas - 1ªed. Panda Books. 2019

SACRISTÁN, José Gimeno. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, António. Profissão professor. 2. ed. Porto: Porto, 1995. p. 63-92.

__________, José Gimeno. O que significa o currículo? In: SACRISTÁN, José Gimeno (Org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 16, 17, 19.

SANTOS, Luciana Dalla Nora dos; AGUIAR, Gina Maria Porto de; SILVA, Bento Duarte da. Práticas Inovadoras na educação: possibilidades da convergência entre a educação a distância e a educação presencial. IV Colbeduca e II Ciee, Braga e Paredes de Coura, p. 1-10, 24 jan. 2018. Disponível em: <https://www.revistas.udesc.br/index.php/colbeduca/article/view/13018/8329>. Acesso em: 25 jan. 2021.

SCHWARTZ, Suzana. Inquietudes pedagógicas da prática docente. Petrópolis, RJ. Vozes. 2014.

SILVA, Vivian Batista da. Saberes em viagem nos manuais pedagógicos: construções da escola em Portugal e no Brasil (1870-1970). 2006. Tese (Doutorado em Educação) - FEUSP, São Paulo, 2006.

TACCA, Maria Carmen. (Org.) Ação Formativa Docente e Práticas Pedagógicas na Escola. Campinas, São Paulo. Editora Alínea. 2016.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

ZEICHNER, Kenneth M. Concepções de prática reflexiva no ensino e na formação de professores. In: Zeinecher, Kenneth M. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.

Downloads

Publicado

2023-04-18

Como Citar

FERNANDES HEGETO, L. de C.; SILVA, Y. S. da . PEDAGOGIA E PRÁTICA DOCENTE: Temáticas nos manuais e livros pedagógicos publicados a partir de 2010. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 01-21, 2023. DOI: 10.26694/epeduc.v6i1.4051. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/4051. Acesso em: 24 maio. 2024.