REFLEXÕES TEÓRICAS-METODOLÓGICAS SOBRE A AÇÃO COMUNICATIVA DE JÜRGEN HABERMAS E A DIALOGICIDADE DE PAULO FREIRE: UM ESTUDO SOBRE A APRENDIZAGEM DIALÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v6i3.4044Palavras-chave:
Ação comunicativa. Aprendizagem dialógica. Planejamento escolar.Resumo
Este artigo é resultado de um estudo que teve como objetivo compreender o conceito de aprendizagem dialógica sob a perspectiva da teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas e da dialogicidade de Paulo Freire, analisando a possibilidade da aprendizagem dialógica no planejamento escolar na turma de 2º ano em uma escola pública do município de Carpina-PE. Tratou-se de um estudo qualitativo, em que o instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário, com a finalidade de analisar com precisão o objeto de estudo. Possibilitando compreender a aprendizagem dialógica e seus princípios e a possibilidade do envolvimento no planejamento escolar, levando em consideração a sociedade atual e a realidade dos agentes educativos envolvidos. Ao concluir este estudo, alcançamos o objetivo proposto, resultando na compreensão da aprendizagem dialógica frente as teorias metodológicas dos autores estudados e as possibilidades da aprendizagem dialógica no planejamento escolar.
Referências
AUBERT, A. et al. Aprendizaje dialógico en la sociedad de la información. Barcelona: Hipatia Editorial, 2008. Acesso em: https://practicasprofesionalesunsa.files.wordpress.com/2015/05/aubert-y-otros-aprendizaje-dialc3b3gico-en-la-sociedad-de-la-informacic3b3n.pdf
AUSUBEL, D. P. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1968.
BARDIN, L.. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. Acesso em: https://ia802902.us.archive.org/8/items/bardin-laurence-analise-de-conteudo/bardin-laurence-analise-de-conteudo.pdf
ELBOJ, C. et al. Comunidades de Aprendizaje: transformar la educación. Barcelona: Graó, 2003. Acesso em: https://www.comunidadedeaprendizagem.com/uploads/materials/582/e556e7c448d9239442c1d1f1c02a0082.pdf
FLECHA, R. Compartiendo palabras: el aprendizaje de las personas adultas através del diálogo. Barcelona: Editorial Paidós, 1997. Acesso em: https://teorialiteraria2009.files.wordpress.com/2009/05/flecha-ramon-manuel.pdf
FLECHA, R.; GÓMEZ, J.; PUIGVERT, L. Teoría sociológica contemporánea. Barcelona: Editorial Paidós, 2001. Acesso em: https://pics.unison.mx/maestria/wp-content/uploads/2020/05/Teoria_sociologica_contemporanea.pdf
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 30ª edição 2004. Acesso em: https://nepegeo.paginas.ufsc.br/files/2018/11/Pedagogia-da-Autonomia-Paulo-Freire.pdf
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. Acesso em: http://www.letras.ufmg.br/espanhol/pdf/pedagogia_do_oprimido.pdf
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 29º edição, 2006. Acesso em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/otp/livros/educacao_pratica_liberdade.pdf
FREIRE, P.; MACEDO, D. Alfabetização: leitura do mundo leitura da palavra. São Paulo: Paz e Terra, 2005. Acesso em: https://www.scielo.br/j/er/a/LpLwRcpfdjWvhvBvq66KFLq/?format=pdf&lang=pt
GABASSA, V. Contribuições para a transformação das práticas escolares: racionalidade comunicativa em Habermas e dialogicidade em Freire. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de São Carlos, 2006. Acesso em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/2417/1413.pdf?sequence=1&isAllowed=y
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011. Acesso em: https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/gil-a-c-mc3a9todos-e-tc3a9cnicas-de-pesquisa-social.pdf
GIROTTO, V. C.; MELLO, R. R. Leitura dialógica na escola: espaço de aprendizagem e transformação das relações. In: CONGRESSO DE LEITURA O BRASIL - COLE, 17.,2009, São Carlos. Acesso em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/18869/11241
HABERMAS, J. Teoría de la acción comunicativa. (v.I). Racionalidad de la acción y racionalización social. Madrid: Taurus, 1987. Acesso em: https://pics.unison.mx/doctorado/wp-content/uploads/2020/05/Teoria-de_la_accion_comunicativa-Habermas-Jurgen.pdf
MINAYO, Maria Cecilia de Souza. La artesanía de la investigación cualitativa. In: La artesanía de la investigación cualitativa. 2009. p. 334-334. Acesso em: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/RSD/article/view/6842/7920