ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES E AÇÕES DOS DOCENTES DE ASSUNÇÃO DO PIAUÍ

Autores

  • Raimunda Alves Melo Universidade Federal do Piauí-UFPI
  • João Pedro de Sousa Barreto Universidade Federal do Piauí-UFPI
  • Flávia Vieira de Sousa Secretaria Estadual de Educação do Piauí - SEDUC

Palavras-chave:

Ensino, Currículo, Projeto Político Pedagógico, Transdisciplinaridade, Perspectivas

Resumo

O objetivo deste estudo foi conhecer as concepções e ações desenvolvidas pelos professores que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental no que se refere à Educação Ambiental. Com o propósito de alcançá-lo, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa, em que se utilizou um questionário como instrumento de produção de dados junto a 31 (trinta e um) professores que atuam em diferentes áreas do conhecimento no município de Assunção do Piauí, lócus desta investigação. Em síntese, os resultados apontam que 96,8% dos professores trabalham esta temática, apontando para uma abordagem de caráter transdisciplinar, orientada pela BNCC e o PPP das escolas. Embora as ações relacionadas à Educação Ambiental tenham sido ampliadas após a adesão ao ICMS Ecológico, os professores afirmaram que é necessário trabalhar esta temática de forma mais enfática e sistematizada. Conclui-se que é necessário a realização de processos de formação continuada para que a comunidade escolar e principalmente os professores se apropriem das proposições do PPP e trabalhem a Educação Ambiental em consonância com as proposições legais. De igual modo, é necessário incentivar o desenvolvimento de projetos e ações de preservação do meio ambiente envolvendo a comunidade escolar e local para que a população se torne consciente e preocupada com o ambiente e com os problemas que lhe dizem respeito.

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

MELO, Raimunda Alves; BARRETO, João Pedro de Sousa; SOUSA, Flávia Vieira de. ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES E AÇÕES DOS DOCENTES DE ASSUNÇÃO DO PIAUÍ. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 01–21, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/3736. Acesso em: 13 dez. 2024.