SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO PÓS-PANDEMIA

Autores

  • Tiago dos Santos Nascimento Secretaria Municipal de Ensino de Fortaleza – SME/Fortaleza, Brasil
  • Kleyane Morais Veras Secretaria Municipal de Ensino de Fortaleza – SME/Fortaleza, Brasil
  • Isabel Maria Sabino de Farias Universidade Estadual do Ceará – UECE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v5i3.3735

Palavras-chave:

Ensino de Ciência, Sequência Didática Investigativa, Atividade Investigativa, Meio Ambiente, Aprendizagem

Resumo

A utilização de Sequência Didática Investigativa (SDI) como recurso metodológico no Ensino de Ciências surge nos últimos anos como uma alternativa para contrapor a prática tradicional de ensino, que acarreta interpretações distorcidas sobre o conhecimento científico. Diante disso, esta pesquisa apresenta como objetivo uma proposta de SDI para o estudo do Meio Ambiente (MA), com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental em Fortaleza-Ce. Constitui-se como uma pesquisa-ação, fundamentada nos pressupostos da abordagem qualitativa, que utilizou uma SDI de seis etapas (verificação do interesse sobre MA; sensibilização; uma atividade investigativa para cada unidade temática das Ciências da Natureza; discussão e avaliação da mudança de percepção sobre questões ambientais) para coleta de dados. A SDI favoreceu o desenvolvimento da consciência ambiental e aumentou o engajamento discente no processo de ensino-aprendizado, ao possibilitar meios para compreensão da relação entre a Ciência, o cotidiano e o MA.

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

NASCIMENTO, Tiago dos Santos; VERAS, Kleyane Morais; FARIAS, Isabel Maria Sabino de. SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO PÓS-PANDEMIA. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 01–16, 2022. DOI: 10.26694/epeduc.v5i3.3735. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/3735. Acesso em: 4 dez. 2024.